Plano Estratégico Institucional

Plano Estratégico

Conheça o Plano Estratégico da Telebras. Saiba nossa missão, visão e objetivos estratégicos. Conheça também nossa cadeia de valores

PLANO ESTRATÉGICO

MISSÃO

Conectar o Brasil com soluções de telecomunicações para a segurança e o desenvolvimento nacional, democratizando o acesso à informação.

VISÃO

Ser reconhecida como o vetor de desenvolvimento nacional que conecta o Brasil com soluções de telecomunicações sustentáveis e seguras.

VALORES

  • Cliente em 1º lugar: existimos para servir nossos clientes;
  • Compromisso com resultados: estamos determinados a alcançar os objetivos e metas estabelecidos, agregando valor aos serviços e produtos entregues aos clientes e aos acionistas;
  • Valorização do capital humano: valorizamos as pessoas, pois seus ideais e agir nos movem;
  • Integridade e Ética: fazemos o que é certo e cumprimos o que prometemos;
  • Excelência: buscamos excelência em tudo que fazemos;
  • Responsabilidade Social: trabalhamos para garantir o acesso à infraestrutura de banda larga a todos os cidadãos brasileiros.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Telebras como instrumento de Estado para execução de políticas públicas de telecomunicações.

 

Mapa estratégico

O mapa estratégico representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico, pois ajuda a realizar a estratégia traçada por meio de uma representação visual e sintética das medidas importantes tomadas com foco no desenvolvimento da empresa. O mapa é construído a partir dos objetivos estratégicos os quais se desdobram nas metas estratégicas.

objetivos estratégicos

Os objetivos são os parâmetros-chave, qualitativos ou quantitativos, que se pretendem atingir ou manter em um dado momento ou período de tempo futuro preestabelecido. Eles são os desafios que a instituição deverá suplantar para conseguir implantar a sua estratégia e determinam o que deve ser feito para que a organização cumpra a missão e alcance a visão de futuro.

PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO (P1)

OE.1- Dispor das competências técnicas e de gestão requeridas: Consiste na identificação das competências requeridas pela estratégia e na atuação para que sejam disponibilizadas;

 

OE.2- Fortalecer crenças e valores disseminando a cultura requerida: Pressupõe a construção de uma cultura organizacional consistente com os valores e a estratégia da Telebras, identificando comportamentos e hábitos destoantes e atuando sobre eles para corrigi-los ou melhorá-los.

 

OE.3- Assegurar a efetividade na gestão da informação e do conhecimento: Consiste na implementação de políticas, processos e sistemas que garantam a efetividade na gestão do conhecimento e da informação.

PERSPECTIVA PROCESSOS INTERNOS (P2)

OE.4- Garantir a implantação dos processos requeridos pela estratégia e mudanças estruturais decorrentes: Consiste na identificação e implantação dos processos de negócio requeridos pela estratégia e na realizadas das mudanças estruturais decorrentes da adoção desses processos.

 

OE.5- Implantar Modelo de Gestão com ênfase em resultados, controles e liderança: Consiste na implementação de políticas, processos e sistemas orientados por um modelo de gestão com ênfase em resultados.

 

OE.6- Dispor de portfólio de produtos e serviços requeridos pela estratégia: Garantir que o portfólio de produtos e serviços atenda as demandas da estratégia em consonância com as políticas públicas de telecomunicações.

 

OE.7- Assegurar infraestrutura que atenda aos requisitos da estratégia: Disponibilizar a infraestrutura necessária para a oferta dos produtos e serviços que compõem o portfólio da Telebras.

PERSPECTIVA CLIENTES (P3)

OE.8-Buscar a satisfação dos clientes: Garantir a excelência no atendimento ao cliente em todo o processo (pré-vendas, vendas e pós-vendas), proporcionando-lhe a melhor experiência possível no consumo dos produtos e serviços da Telebras, pela qualidade, presteza, segurança e rigoroso cumprimento das obrigações contratadas.

OE.9 Tornar-se o provedor de telecomunicações para segurança nacional e pública: Consiste na implementação de políticas, processos e sistemas, necessários para que a Telebras seja parceira do governo no provimento de telecomunicações para a segurança nacional e pública.

OE.10  Tornar-se relevante agente de Estado na implementação das políticas públicas de telecomunicações: Garantir a implementação de políticas e processos que facultem à Telebras ser percebida pelo governo e pelos clientes como relevante agente de Estado na implementação das políticas públicas de telecomunicações.

PERSPECTIVA ECONôMICO-FINANCEIRA (P4)

OE.11 Assegurar a sustentabilidade econômico-financeira com o aumento de receitas e compatibilização de custos e despesas: Este objetivo consiste em pautar a eficiência, a eficácia e a efetividade na utilização racional e com qualidade dos recursos, atrelando investimentos e custos a resultados sociais, econômicos e financeiros sustentáveis.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

Veja também

cadeia de valor

A cadeia de valor comunica as principais entregas e reúne os grandes conjuntos de atividades que geram valor para a o cumprimento da missão da Telebras.

IG-SEST

Indicador de Governança desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia.