Plano Estratégico Institucional

Plano Estratégico

Conheça o Plano Estratégico da Telebras. Saiba nossa missão, visão e objetivos estratégicos. Conheça também nossa cadeia de valores

MISSÃO

Conectar o Brasil com soluções de telecomunicações e tecnológicas para a segurança e o desenvolvimento nacional, democratizando o acesso à informação.

VISÃO

Ser reconhecida como provedor de comunicação segura de Estado e de soluções de telecomunicações e tecnológicas em apoio às políticas públicas.

VALORES

  • Foco no Cliente: Nossas ações são orientadas e desenvolvidas para atender às necessidades dos clientes de forma rápida e eficiente;
  • Compromisso com Resultados: Estamos determinados a alcançar os objetivos e metas estabelecidos;
  • Valorização do Capital Humano: Nossa equipe é o nosso maior ativo, e juntos transformamos realidades;
  • Respeito: Respeitamos as pessoas e nossos compromissos;
  • Integridade e Ética: Fazemos o que é certo e cumprimos o que prometemos;
  • Responsabilidade Social e Ambiental: Trabalhamos para assegurar a acessibilidade e inclusão digital em todo o território nacional, mantendo um compromisso com práticas sustentáveis e respeito ao meio ambiente;
  • Ser inovador: Exploramos e desenvolvemos soluções inovadoras de tecnologias, processos e ferramentas.
  • Nossa Rede em Defesa da Vida: Comprometidos em fornecer conectividade confiável e rápida para equipes de resgate em momentos críticos.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

Telebras como instrumento de Estado para execução de políticas públicas de telecomunicações.

Mapa estratégico

O mapa estratégico representa uma síntese compreensível do planejamento estratégico, pois ajuda a realizar a estratégia traçada por meio de uma representação visual e sintética das medidas importantes tomadas com foco no desenvolvimento da empresa. O mapa é construído a partir dos objetivos estratégicos os quais se desdobram nas metas estratégicas.

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objetivos estratégicos

Os objetivos são os parâmetros-chave, qualitativos ou quantitativos, que se pretendem atingir ou manter em um dado momento ou período de tempo futuro preestabelecido. Eles são os desafios que a instituição deverá suplantar para conseguir implantar a sua estratégia e determinam o que deve ser feito para que a organização cumpra a missão e alcance a visão de futuro.

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PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO (P1)

OE.1- Consolidar cultura interna com base nos valores e na estratégia da Telebras: Consiste em disseminar uma cultura organizacional alinhada aos valores e à estratégia da Telebras, enfatizando comportamentos e hábitos responsáveis e positivos, e trabalhando para promove-los.

 OE.2- Dispor Das Competências Requeridas: Consiste na identificação e desenvolvimento das competências essenciais que impulsionam os negócios da Telebras.

OE.3- Assegurar a efetividade na gestão da informação e do conhecimento: Consiste na implementação de políticas, processos e sistemas que garantam a efetividade na gestão do conhecimento e da informação.

PERSPECTIVA ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E GOVERNANÇA (P2)

OE.4- Garantir a estrutura organizacional compatível com a estratégia: Consiste em prover capacidade (processos, pessoas, normativos, lideranças, sistemas) para a disponibilização de produtos e serviços, de forma eficiente e eficaz.

OE.5- Assegurar Infraestrutura que atenda aos requisitos da estratégia: Consiste em disponibilizar a infraestrutura requerida para a oferta dos produtos e serviços previstos no Roadmap, bem como para aqueles que integram o portfólio da Telebras.

OE.6- Dispor de portfólio de produtos e serviços digitais requeridos pela estratégia: Consiste em oferecer um portfólio de soluções inovadoras de telecomunicações e tecnológicas para atender às demandas de segurança de Estado, políticas públicas e mercado de atacado em telecomunicações. 

PERSPECTIVA CLIENTES (P3)

OE.7 Aumentar a satisfação dos clientes: Envolve o desenvolvimento contínuo da excelência no atendimento ao cliente em todas as fases do processo, buscando oferecer a melhor experiência na utilização dos produtos e serviços da Telebras.

PERSPECTIVA GOVERNO E SOCIEDADE (P3)

OE.8 Apoiar e suportar as políticas públicas de telecomunicações, serviços digitais e inclusão digital: Consiste em atuar propositivamente na promoção e execução de políticas públicas de telecomunicações e serviços digitais, promovendo a inclusão digital.

OE.09   Tornar-se o agente de estado para o provimento de comunicação segura:  Consiste em implementar as ações estruturantes necessárias para o desenvolvimento da capacidade de fornecer comunicação segura para o Estado.

PERSPECTIVA ECONôMICO-FINANCEIRA (P4)

OE.10 Assegurar a sustentabilidade econômico-financeira com o aumento de receitas e compatibilização de custos e despesas: Consiste em promover a eficiência, a eficácia e a efetividade na utilização racional e de qualidade dos recursos, vinculando investimentos e custos a resultados sociais, econômicos e financeiros sustentáveis.

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Veja também

cadeia de valor

A cadeia de valor comunica as principais entregas e reúne os grandes conjuntos de atividades que geram valor para a o cumprimento da missão da Telebras.

IG-SEST

Indicador de Governança desenvolvido pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Economia.