Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Telebras é a empresa estatal que conecta o serviço público ao cidadão. Somos uma empresa mista, de capital aberto, que fornece soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país.
A Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, é uma sociedade de economia mista de capital aberto. É regida por estatuto, pela Lei nº 5.792, de 11 de julho de 1972, que autorizou sua criação, pelas Leis nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e nº 13.303, de 30 de junho de 2016. Opera conforme o decreto nº 9612, de 17 de dezembro de 2018, entre outras legislações aplicáveis.
Nossa empresa promove as políticas públicas de inclusão digital do Estado e atende às demandas de soluções em serviços de conexão para a Administração Pública. Fazemos isso por meio de uma rede óptica de alta resiliência de mais de 28 mil km e da cobertura em todo território nacional do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) cujo papel é essencial para a universalização da banda larga no Brasil.
Além do seu papel social, a Telebras atua também estimulando o desenvolvimento do mercado de telecomunicações ao fornecer infraestrutura para internet banda larga aos provedores regionais, o que estimula as economias regionais e fomenta a concorrência no setor de telecomunicações. A Telebras atua no atendimento aos Provedores Regionais e a Pontos de Interesse Público do Governo Federal.
Opera na implementação de políticas de acessibilidade por meio de projetos de inclusão digital, como o programa GESAC do MCTI.
A presença da Telebras em uma cidade representa o futuro, a tecnologia, a comunicação com o Estado e do cidadão com o mundo. É o cidadão tendo acessibilidade, podendo exercer seus direitos e buscar oportunidades de melhoria de qualidade de vida.
É a única empresa capaz de garantir as comunicações estratégicas da Defesa Nacional em todo o território nacional em situações de emergência ou calamidade, bem como é quem fornece sigilo e segurança às telecomunicações do Estado (Governo). É quem garante a comunicação satelital de forma independente e soberana.
Com a Telebras milhares de brasileiros têm acesso à internet pela primeira vez.
Além de oferecer a coesão de uma rede de comunicação única para o país, a Telebras é capaz de atuar estabelecendo conexões em situações de emergência pública, como nos recentes casos da ação humanitária do projeto de Acolhida aos Imigrantes da Venezuela, na cidade de Pacaraima-RO, e na ação de comunicação e socorro na tragédia de Brumadinho-MG.