Quem somos

Institucional

QUEM SOMOS

Vinculada ao Ministério das Comunicações, a Telebras é a empresa estatal que conecta o serviço público ao cidadão. Somos uma empresa mista, de capital aberto, que fornece soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país.

A Telecomunicações Brasileiras S.A. – Telebras, é uma sociedade de economia mista de capital aberto. É regida por  estatuto, pela Lei nº 5.792, de 11 de julho de 1972, que autorizou sua criação, pelas Leis nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e nº 13.303, de 30 de junho de 2016. Opera conforme o decreto nº 9612, de 17 de dezembro de 2018, entre outras legislações aplicáveis.

ATUAÇÃO

Nossa empresa promove as políticas públicas de inclusão digital do Estado e atende às demandas de soluções em serviços de conexão para a Administração Pública. Fazemos isso por meio de uma rede óptica de alta resiliência de 32 mil km e da cobertura em todo território nacional do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) cujo papel é essencial para a universalização da banda larga no Brasil.

 

Além do seu papel social, a Telebras atua também estimulando o desenvolvimento do mercado de telecomunicações ao fornecer infraestrutura para internet banda larga aos provedores regionais, o que estimula as economias regionais e fomenta a concorrência no setor de telecomunicações. A Telebras atua no atendimento aos Provedores Regionais e a Pontos de Interesse Público do Governo Federal.  

0 quilômetros
de backbone de fibra óptica
0 municípios
já atendidos em programas sociais
0 km²
de área coberta pelo satélite

A Telebras tem três funções essenciais:

Opera na implementação de políticas de acessibilidade por meio de projetos de inclusão digital, como o programa GESAC do MCTI.

A presença da Telebras em uma cidade representa o futuro, a tecnologia, a comunicação com o Estado, e do cidadão com o mundo. É o cidadão tendo acessibilidade, podendo exercer seus direitos e buscar oportunidades de melhoria de qualidade de vida.

É a única empresa capaz de garantir as comunicações estratégicas da Defesa Nacional em todo o território nacional em situações de emergência ou calamidade, bem como é quem fornece sigilo e segurança às telecomunicações do Estado (Governo).  É quem garante a comunicação satelital de forma independente e soberana.

Com a Telebras milhares de brasileiros têm acesso à internet pela primeira vez.

Além de oferecer a coesão de uma rede de comunicação única para o país,  a Telebras é capaz de atuar estabelecendo conexões em situações de emergência pública, como nos recentes casos da ação humanitária do projeto de Acolhida aos Imigrantes da Venezuela, na cidade de Pacaraima-RO, e na ação de comunicação e socorro na tragédia de Brumadinho-MG.

LINHA DO TEMPO

ACESSE TAMBÉM:

organograma

MEMÓRIA TELEBRAS

ACESSO A INFORMAÇÃO

PARTICIPAÇÃO SOCIETÁRIA

FALE CONOSCO

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão