Um ponto de acesso à internet banda larga, gratuita e de alta velocidade do programa Wi-Fi Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), passa a beneficiar a partir de hoje, 21, em prova de conceito, a Unidade de Saúde Josefino Arruda, os produtores rurais e as quase 500 famílias que vivem no Distrito de Descoberto, região localizada a 30 quilômetros da sede do município de Coribe, interior da Bahia.
A instalação do ponto de internet em Coribe ocorreu durante inauguração das obras do trecho de 67 quilômetros no traçado da BR-135, localizado entre os municípios de Jaborandi e Cocos, que vai beneficiar o corredor logístico para escoamento da produção de grãos da região do Matopiba.
Esse é o quarto ponto de internet que chega à cidade de Coribe por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras. Dois estão nas escolas Raimundo Teixeira e Centro Agropecuário de Formoso, e outro está instalado no Centro de Geração de Emprego e Renda do município. Ao todo, a Bahia conta com 1.809 pontos de conectividade via SGDC, tornando-se o estado que tem o maior número de pontos em todo o Brasil.
Atualmente, o Brasil já conta com mais de 12.800 pontos instalados nos 26 estados e no Distrito Federal. Desses, mais de 9.600 estão em escolas públicas, quase 500 comunidades indígenas e cerca de 400 unidades de saúde. Além disso, o MCom e a Telebras já instalaram pontos iguais ao de Coribe em assentamentos rurais, associações comunitárias, unidades de segurança pública e muitas outras instituições públicas.
O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras, em prova de conceito. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades remotas do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
Texto com Fernando Brito, do MCom.