Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Telebras apoia dia mundial da Internet Segura

O Dia Mundial da Internet Segura – Safer Internet Day (SID)-  celebra o uso responsável da tecnologia online. O SID é comemorado este ano em 09/02, mas é comum que ações voltadas para a temática sejam realizadas durante todo o mês de fevereiro entre as entidades, empresas e órgãos participantes.

 

Criado pela Rede Insafe na Europa em 2009, a data visa a conscientização sobre os riscos existentes na Rede. Atualmente reúne mais de 140 países para mobilizar usuários e instituições em torno de um uso livre e seguro da Internet. Além da importância da segurança de dados dos usuários, é voltada também para o combate a atitudes nocivas no ambiente online, tais como a divulgação de fakenews, o ciberbulling, a discriminação, a sextorção e até mesmo a produção de conteúdos sem a devida classificação, expondo crianças e adolescentes a mensagens inadequadas para suas idades. 

 

No Brasil, escolas, universidades, e vários órgãos públicos aderem ao SID promovendo a reflexão sobre atitudes para uma Internet segura. A Telebras apoia o uso consciente das tecnologias de informação e comunicação e um ambiente seguro para todos na Internet. No site SID2021 estão disponíveis vídeos e materiais sobre a Internet segura.

 

Selecionamos abaixo algumas  iniciativas de combate a ações nocivas na Rede:

safernet.org.br: informações  sobre crimes digitais, como denunciar, liberdade de expressão e combate à posturas nocivas na Internet.

O Proteja Brasil é um aplicativo gratuito que permite a toda pessoa se engajar na proteção de crianças e adolescentes. É possível fazer denúncias direto pelo aplicativo, localizar os órgãos de proteção nas principais capitais e ainda se informar sobre as diferentes violações. Iniciativa do Unicef Brasil, Disque 100 e We Protect Global Alliance.

Sextorção é a ameaça de se divulgar imagens íntimas por humilhação, vingança ou extorção financeira. A divulgação de imagens íntimas sem autorização é crime no Brasil previsto pelo código penal. Conheça o vídeo e os materiais explicativos e saiba como denunciar e se proteger.

Cartilha para pais e educadores sobre o suicídio.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados