Wallyson Lemos dos Reis Oliveira assumiu nesta quinta-feira, 26, a Diretoria de Governança da Telebras. A nomeação foi aprovada na 330ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração (RECA), realizada em 23 de outubro.
Ele é graduado em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), especialista em Direito Administrativo e Direito Digital e Proteção de Dados. É mestrando em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos e está iniciando o curso de Governança Corporativa em Empresas Estatais no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
Experiência
No início de sua trajetória profissional, Wallyson Lemos dos Reis Oliveira atuou na gestão de projetos e gestão de riscos da Citéluz Brasil, multinacional especializada na prestação de serviços de iluminação pública, vídeo-vigilância, tele gestão da iluminação pública, construção e manutenção de rede de distribuição elétrica na América Latina. Foi responsável pela instalação da filial da Oi Brasil em Imperatriz/MA, e se tornou Gerente de Vendas da referida filial.
Entrou para o serviço público na Polícia Civil, em 2009, e atuou na atividade-fim até 2015. Nesse período, conduziu a elaboração do planejamento estratégico para implantação da Subsecretaria da Polícia Comunitária do Estado do Tocantins e se tornou coordenador estadual de Polícia Comunitária. Coordenou e supervisionou a conformidade da área com as políticas, diretrizes e metas estabelecidas pelo governo local e coordenou a equipe na elaboração e gestão de projetos de expansão e aquisição de bens junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), do governo federal. Também liderou a abertura de conselhos municipais de Segurança Pública e passou a coordenar as atividades relacionadas a esses conselhos.
A partir de 2016, foi cedido para ocupar a assessoria jurídica do Procon/TO e, posteriormente, obteve a cessão para ocupar cargos de assessoramento jurídico no Tribunal de Justiça e no Governo do Estado do Tocantins. Suas atribuições, envolviam o desenvolvimento de competências tais como: coordenação de equipes na elaboração de relatórios gerenciais, monitoramento e avaliação de cumprimento de metas, estabelecimento de planos de ação, definição de processos de governança, implementação de gestão de processos e elaboração de diretrizes e planejamento estratégico.