A parceria apresenta tecnologia via satélite de média órbita, garantindo internet gratuita e de alta velocidade no pavilhão da ABDI, na Green Zone
Telebras e ABDI marcam presença na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP30) com uma iniciativa inovadora que une conectividade e responsabilidade ambiental.
Entre 10 e 21 de novembro, o pavilhão de 70 m² da Agência, localizado na Zona Verde (Green Zone) – área da COP dedicada à sociedade civil – receberá painéis sobre economia circular, bioeconomia, eficiência energética e financiamento da bioindústria. O espaço contará com auditório para 25 pessoas, sala de reuniões, estúdio de gravação e uma conexão inédita de internet de alta velocidade via satélite de média órbita, fornecida pela Telebras.
Para o presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, a participação da ABDI na COP30 ajuda a reafirmar o protagonismo do Brasil na construção de um modelo produtivo competitivo, inclusivo e de baixo carbono, com atividades organizadas em três eixos estruturantes: circularidade, bioeconomia e eficiência energética.
“A ABDI chega à COP30 com a missão de transformar o diálogo em resultado. Cada painel foi desenhado para produzir recomendações de políticas, parcerias tecnológicas e compromissos empresariais que consolidem o Brasil como referência em economia de baixo carbono e inovação industrial sustentável”, destaca Cappelli.
A tecnologia, disponibilizada gratuitamente ao público durante todo o evento, é fruto da parceria entre Telebras e a luxemburguesa SES. Essa solução garante comunicações seguras e de alta capacidade para o Governo Federal e demonstra como é possível ampliar o acesso à internet com eficiência energética, reduzindo impactos ambientais.
Segundo André Magalhães, presidente da Telebras, a participação na COP30 reforça o papel estratégico da empresa na promoção da inclusão digital e da sustentabilidade:
“A Telebras acredita que a conectividade e a responsabilidade ambiental caminham juntas. Ao levar soluções satelitais de alta eficiência energética à COP30, mostramos que é possível ampliar o acesso à internet e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto ambiental das comunicações, unindo inclusão digital e sustentabilidade em uma mesma trajetória de inovação”.
Com essa iniciativa, ABDI e Telebras não apenas conectam pessoas, mas também contribuem para consolidar o Brasil como referência global em tecnologia limpa e inclusão digital.

