Presidente Jair Bolsonaro comemora a marca de 1.000.000 de alunos de escolas públicas atendidos pela internet banda larga via SGDC

O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) atingiu a marca de 1 milhão de alunos atendidos por internet banda larga por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

A marca foi celebrada por videoconferência realizada, nesta quarta-feira, 8, entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, os ministros da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves, com estudantes da Escola Estadual Calunga I, que fica na zona rural de Cavalcante (GO). Também estiveram presentes os ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

No colégio, os 453 alunos são atendidos pela conexão do Gesac, que fornece link de 10 Mbps por meio de capacidade em banda Ka do SGDC.  Segundo o presidente Jair Bolsonaro, o projeto busca integrar o Brasil por meio do conhecimento adquirido na internet. “Uma vez conectados, vocês podem ter informações do mundo todo” disse aos estudantes. “Esse projeto visa integrar o nosso Brasil”, acrescentou.

O ministro Marcos Pontes destacou a importância dessa iniciativa do governo, que ajuda os jovens a construir um futuro melhor. “Nós precisamos conectar o Brasil”, reforçou. Marcos Pontes considera o Gesac uma das prioridades do MCTIC. “Precisamos preparar a nova geração de cientistas e profissionais qualificados para o futuro e as novas tecnologias”, afirma Pontes. “Levar conexão em banda larga para os locais onde não há acesso será essencial para a inclusão digital de jovens e professores”.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, ressaltou também os benefícios do conhecimento gerado através do acesso à internet para alunos em diversos pontos do país. “Essa iniciativa é fundamental para que os jovens brasileiros consigam, em qualquer lugar do país, se conectar a esse conhecimento global”, afirmou.

O presidente da Telebras, Waldemar Gonçalves, parabenizou a escola e a toda a comunidade Calunga por representar a marca de um milhão de alunos atendidos pelo programa. “Este ano já instalamos 3.800 pontos do Gesac, dos quais 3.400 são para levar acesso à internet em escolas públicas. A própria comunidade foi testemunha do esforço de nossa equipe para proporcionar a conectividade na Escola Estadual Calunga I. Esta é uma data importantíssima para a Telebras”, completou.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, destacou a importância da chegada da internet rápida à escola, que passa a ingressar, de fato, no Século XXI. “Estamos na semana do Dia das Mães, e vocês podem dizer às suas mães que elas ganharam um grande presente. Isso vai abrir a porta de vocês para o futuro e os maiores beneficiários vão ser seus pais e irmãos. Hoje, todos ganharam a possibilidade de subir um grande degrau do conhecimento. Vocês mudarão significativamente a visão que têm do mundo, e terão todas as oportunidades que quiserem se souberem utilizar bem esse meio sensacional, que é a internet”, concluiu.

O que é o Gesac?

O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga – por via terrestre e satélite – a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e comunidades quilombolas. O programa é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Crédito da Foto: Foto: Carolina Antunes/PR

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Relacionados