GESAC: 2 milhões de alunos recebem internet banda larga

A Telebras comemorou na última sexta-feira, 9, o marco de 2 milhões de alunos beneficiados pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). A escola estadual Professora Maria Araújo e a escola municipal Jéssica Débora de Melo Bezerra, nas cidades de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, ambas no Rio Grande do Norte, agora estão com conexão de internet banda larga.

O evento foi celebrado por videoconferência entre Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grande do Norte, Marcos Pontes, ministro do MCTIC, Waldemar Gonçalves, presidente da Telebras, Alexandre Mathias, representando o Ministério da Educação e outras autoridades.

A governadora Fatima Bezerra agradeceu o ministro Marcos Pontes por levar a conexão à internet banda larga para os municípios e para o estado, ressaltando que “no mundo contemporâneo em que nós vivemos, cada vez mais se torna imperativo o uso dessas novas tecnologias. Sendo fundamental para que a gente possa avançar na conquista da cidadania plena, especialmente para as comunidades que vivem em situação de maior vulnerabilidade social”.

Marcos Pontes reafirmou o compromisso de expandir a conectividade no Nordeste. O ministro parabenizou a Telebras pelo esforço de levar sinal de internet para regiões distantes, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), e afirmou que “essa possibilidade de trabalhar juntos me enche de alegria. Poder estar aqui e comemorar esses dois milhões de alunos”.

Segundo Waldemar Gonçalves, a missão mais prazerosa da Telebras é levar internet para as escolas, sendo que são sempre para aquelas que estão mais isoladas, menos assistidas. São 8.900 pontos atendidos este ano, desses 7.050 são escolas. Gonçalves ressaltou que não consegue “visualizar a educação, hoje, sem essa conectividade, sem a internet.

É a abertura para os nossos alunos, do acesso ao mundo de informações através dessa conexão” e falou para os alunos presentes na videoconferência aproveitarem a conectividade e a educação como formas deles alcançarem tudo o que eles almejam para suas vidas. O Gesac “é a forma de construirmos, para todos os pequenos brasileiros, condições para alcançarem o sucesso em suas vidas e suas carreiras”, comemorou.

Representando o Ministério da Educação, o Coordenador-Geral de Tecnologias e Inovação da Educação Básica, Alexandre Mathias, fechou a videoconferência parabenizando o MCTIC e a Telebras pelo trabalho conjunto que contribui para levar a conexão e o conhecimento para alunos e professores. “É muito gratificante para mim, como educador, perceber que a gente consegue fazer um trabalho de qualidade”.

A atuação no programa Gesac é motivo de orgulho para Telebras, que reafirma sua missão de garantir comunicações seguras e estratégicas, oferecendo uma alternativa em internet para o desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades sociais.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Relacionados