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Ouvidoria Telebras: venha conversar conosco

O que é e como funciona a Ouvidoria da Telebras?

A Ouvidoria é um canal aberto para que o cidadão e o colaborador apresentem suas demandas, problemas e sugestões, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados pela empresa e para o aperfeiçoamento dos seus processos internos.
Em observância ao art. 37, parágrafo 3º da Constituição, a ouvidoria tem um papel fundamental para o aprofundamento do conceito de cidadania, ao garantir espaços, mecanismos e instrumentos de participação e controle social sobre a atuação da empresa e a qualidade dos serviços ofertados à sociedade.

Na Telebras, a Ouvidoria é responsável pelo recebimento de solicitações, reclamações, denúncias e elogios, além do serviço de acesso à informação, em atendimento à Lei de Acesso à informação.

Após o recebimento e triagem, as demandas são encaminhadas para o setor responsável para análise e tratamento. Nesta fase, a ouvidoria exerce papel de supervisão quanto a qualidade das respostas, o cumprimento de prazos e as garantias referentes aos direitos dos usuários e colaboradores.

Principais realizações 2020/2021

  1.  Mudança do espaço físico da Ouvidoria, para um local que proporciona mais privacidade e melhor acessibilidade para colaboradores e visitantes;
  2.  Iniciativas de capacitação dos colaboradores que atuam na Ouvidoria;
  3.  Identificação e mapeamento dos riscos que envolvam o tratamento das solicitações de acesso à informação e o sigilo das informações que possibilitem a identificação dos manifestantes que optarem pela preservação de suas identidades e dados pessoais;
  4.  Veiculação de campanha visando ampliar os conhecimentos dos colaboradores acerca das atividades desenvolvidas pela Ouvidoria da Telebras;
  5.  Mapeamento dos processos da Ouvidoria e introdução de novo trâmite para o tratamento de manifestações, em conformidade com a Portaria nº 581, de 9 de março de 2021 da Controladoria Geral da União;
  6.  Aprovação da Diretriz de Atuação da Ouvidoria e da Diretriz de Tratamento de Denúncia e de Comunicação de Irregularidade ou Ilegalidade e Proteção ao Denunciante;
  7.  Encaminhamento para a Gerência de Integridade Riscos e Conformidade das práticas dos processos internos da Ouvidoria;
  8.   Atualização do Sistema de Transparência Ativa (STA) da plataforma Fala.Br;
  9.   Atualização e revisão da página “acesso à informação” do site da Telebras.

Para saber mais:

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