Com ampla experiência internacional em tecnologia e telecomunicações, o novo presidente inicia gestão num momento em que a estatal avança em autonomia financeira e projetos estratégicos de conectividade e inclusão digital.
Hermano Albuquerque tomou posse como presidente da Telebras no dia 19 de janeiro de 2026, substituindo André Leandro Magalhães em um momento estratégico da empresa.
Hermano é engenheiro eletricista e eletrônico pela Universidade de Brasília, com mestrado em Software e Inteligência Artificial pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, e traz para a Telebras mais de 30 anos de experiência em administração de negócios nos setores de tecnologia, telecomunicações, serviços digitais e energia, com atuação no Brasil e no exterior, incluindo cargos de CEO e de presidente de conselho em empresas de destaque no mercado global. Sua carreira é marcada por condução de estratégias de crescimento, reestruturação organizacional, governança corporativa e projetos de infraestrutura digital de grande porte.
A mudança na presidência ocorre enquanto a Telebras consolida importantes marcos em sua trajetória recente. Sob a gestão anterior, a empresa realizou a assinatura do contrato de gestão, que poderá viabilizar a saída da dependência do Orçamento Geral da União. Nesse mesmo ciclo de transformações, a Telebras promoveu, após 53 anos, o lançamento de sua nova marca institucional, simbolizando a modernização da empresa e o fortalecimento de sua identidade como operadora pública estratégica. Esse reposicionamento vem acompanhado da ampliação de contratos com órgãos e instituições públicas, reforçando a atuação da Telebras em conectividade, infraestrutura digital e suporte a políticas públicas em áreas essenciais do Estado brasileiro.
Com a nova gestão a Telebras deve fortalecer ainda mais o seu papel como vetor de inclusão digital, soberania tecnológica e inovação no Brasil.
