48 anos

A Telebras completa 48 anos comemorando o choque de gestão que transformou a empresa. A otimização das rotinas administrativas e operacionais, a modernização da infraestrutura e outras ações estruturantes impactaram fortemente os resultados da empresa.

 

Como exemplo, a Receita Operacional Líquida correspondente ao período de janeiro a setembro de 2020 alcançou R$198,2 milhões, representando um crescimento de 37,6% em relação ao mesmo período de 2019, enquanto os custos e as despesas operacionais (OPEX) foram reduzidas em 0,5%.

 

No processo de utilização plena do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), iniciado no ano passado, a Telebras já instalou mais de 13 mil pontos de acesso à internet em banda larga beneficiando milhões de brasileiros, dentre eles, mais de 2,6 milhões de alunos, moradores de localidades remotas, antes desassistidos de conexão.

 

Em 2020, a Telebras concluiu a implantação dos dois Centros de Operações Espaciais (COPE), principal e secundário, localizados, respectivamente, em Brasília e no Rio de Janeiro. Após sua inauguração em junho, o COPE-Principal teve sua Certificação TIER IV confirmada, consolidando a Telebras como a única empresa do setor público com essa certificação.

 

Também neste ano, no âmbito do Programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC, tiveram início as provas de conceito do “WiFi na Praça”, do Ministério das Comunicações, por meio do qual, comunidades dos estados do Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas já receberam acessos via satélite da Telebras, que levam internet gratuita para praças, escolas públicas, unidades de saúde e de segurança pública. O WiFi na Praça amplia o alcance do GESAC, levando acesso à Internet a localidades remotas que dificilmente disporiam dessa tecnologia.

 

Esses e todos os outros bons resultados da Telebras refletem o engajamento e a capacidade técnica de todos seus colaboradores, que contribuem para que a empresa cumpra sua missão de “conectar o Brasil com soluções de telecomunicações para a segurança e o desenvolvimento nacional, democratizando o acesso à informação”, como importante instrumento de implementação de políticas públicas.

 

 

ASCOM

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados