Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Telebras conquista a certificação TIER IV para o COPE-P

 

Na última quinta-feira, 25, os engenheiros e técnicos da Telebras acompanharam os últimos testes que confirmaram a Certificação TIER IV para o Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P). Com isso, o COPE-P se consolida como o segundo data center com essa certificação no Brasil e o primeiro no setor público.

 

A certificação TIER IV (“Certification Award from the Tier IV -Certification of Constructed Facility”), concedida pelo UPTIME INSTITUTE, é referente a infraestrutura construída para instalação e operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). A certificação TIER IV de instalação do data center garante que sua construção foi implantada conforme projetada e assegura que a infraestrutura crítica é capaz de atender aos requisitos de disponibilidade definidos, a partir de testes realizados, considerando situações extremas. Representa ter o mais alto nível de disponibilidade e confiabilidade para a infraestrutura de uma instalação de missão crítica no mundo e é conhecida como “Fault Tolerant” (tolerante a falhas), com arquitetura que permite ultrapassar os piores cenários de incidentes técnicos sem nunca interromper a disponibilidade dos servidores.

 

O trabalho de construção e implantação do COPE-P foi fruto de um trabalho conjunto dos engenheiros da Telebras com as empresas Consórcio SAT 3D: Paulo Otávio Engenharia/Almeida França Engenharia/Projeman Engenharia, VERTIV, Constarco/Trane e MTU do Brasil/ADKL Zeller.

 

O conjunto de “utilities” que compõem a infraestrutura de alimentação, climatização e monitoramento do datacenter do COPE, e que garantem a certificação TIER IV, atendem a uma estrutura mais ampla. “Essa estrutura abrange todas as instalações que hospedam os equipamentos de missão crítica destinados à exploração do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Assim, os requisitos de alta confiabilidade e de elevada disponibilidade atestados pela Certificadora asseguram, também, que a operação das bandas Ka e X, bem como o controle do satélite da Telebras se sustentam em uma das infraestruturas mais robustas e sofisticadas do nosso País. Com isso, a Telebras reforça o seu compromisso, com clientes e parceiros, de oferecer serviços com o mais alto nível de qualidade e de fazer jus a sua tradição de ser referência no setor de Telecomunicações”, ressaltou o Diretor Técnico-Operacional da Telebras, Emílio Acocella.

 

Rodrigo Machado, Gerente de Infraestrutura e Manutenção da Planta da Telebras e engenheiro responsável pelas obras de toda a rede terrestre de suporte ao Projeto SGDC, exprimiu orgulho pleno com a concretização da certificação e por ter “concluído um trabalho iniciado em 2014 com a construção das infraestruturas provisórias para receber as antenas e equipamentos satelitais em Brasília e Rio de Janeiro, passando pela implantação das oito estações CMS, as três Estações de Acesso Gateway, o COPE-S e, finalmente, o COPE-P. Sinto orgulho de ter uma equipe integralmente comprometida e capacitada, que se complementou com os seus perfis diversos e que evoluiu ao longo do tempo, mantendo a qualidade e transparência como foco principal”.

 

O engenheiro considera ainda que a equipe comprometida foi o motivo pelo qual a Telebras, na implantação da infraestrutura do Projeto SGDC, conseguiu: realizar contratações sem embargos ou recursos; acompanhar os processos de contratação dos fornecedores e de gestão/fiscalização/controle dos contratos pela Controladoria-Geral da União, sendo que não há qualquer tipo de pendência em relação aos mesmos; ter o acompanhamento inédito do Tribunal de Contas da União da implantação do COPE-P, desde sua fase de projetos, validando os valores orçados inicialmente e acompanhando a evolução dos contratos; e constatar que o valor dos aditivos de valores para todos os contratos firmados foi de 0,72%, valor este irrelevante devido à complexidade de sua implantação. “Aproveito para agradecer a todos os colaboradores da Telebras que participaram, direta ou indiretamente, na implantação deste projeto. Hoje, temos uma Telebras mais forte, que atende os brasileiros da forma mais nobre possível.”

 

 

A Telebras parabeniza todos os engenheiros e técnicos envolvidos. Em especial: Rodrigo Botelho Machado, João Luiz Ramalho de Castro, Hesddras Franco Gomes, Isac Pires Moraes Filho, Alcimino Bernardino Ribeiro Junior, Ricardo Klein, Vinícius Ferraz Reis.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados