O acesso à conectividade expandiu no interior do Piauí. Nesta quarta-feira, 4, foram entregues dez novos pontos de conexão de internet banda larga gratuita instalados em Piripiri e Pedro II e em outros cinco municípios piauienses. Os acessos foram possibilitados pelas antenas da Telebras, conectadas ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas.
O estado do Piauí já possui 465 antenas instaladas por meio dos Programas Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) ou pela prova de conceito do Wi-Fi na Praça, ambos operacionalizados pela Telebras. Em todo o país, são mais de 12 mil pontos em cerca de três mil cidades. A maioria fica em escolas, unidades básicas de saúde e de segurança pública de comunidades carentes e desprovidas de inclusão digital.
Nesta quinta-feira, 5, foi a vez do município de Piranhas, no estado de Alagoas, receber uma antena do Wi-Fi na Praça. A antena da Telebras foi instalada no povoado conhecido como Lagoa Nova. Com 200 metros de raio, a antena possibilita acesso a internet banda larga a uma velocidade de 20 Mbps. Em Alagoas, já são outros 438 pontos de internet banda larga por meio do programa Gesac, do Governo Federal.
A Telebras, ao executar o programa Gesac e agora a prova de conceito do WiFi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
ASCOM