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Três antenas fixas são instaladas em polos-base de atendimento aos Yanomamis e reforçam a comunicação no território

Ação é fruto de parceria entre Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras. Outras 17 antenas portáteis estão à disposição da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNSUS).

 

O Ministério das Comunicações (MCom), por meio da Telebras, instalou antenas fixas de conexão banda larga via satélite em três polos base no Território Indígena Yanomami, em Roraima. Os equipamentos estão nas sedes de Surucucu, Auaris e da Missão Catrimani, e se somam às outras 17 antenas portáteis que já foram envidas para apoiar o atendimento médico à população e fortalecer as ações de enfrentamento à situação de emergência em saúde pública.
 
“Já entregamos as unidades portáteis em Roraima e agora damos continuidade a esta ação de promover a conectividade na localidade, que é um direito essencial para aquela população. O nosso intuito é garantir que o atendimento seja feito da melhor forma possível, além de possibilitar uma comunicação dos médicos e equipes humanitárias”, comentou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
 
Esses locais contemplados contam com sistema de energia solar. Isso facilita para que as antenas sejam conectadas à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) por mais tempo. O equipamento possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps. Um modem que garante a conexão aos celulares e computadores acompanha a antena que tem 76 cm de diâmetro.
 
“Temos o compromisso de garantir o máximo de agilidade às equipes de saúde na região para estancarmos a crise sanitária vivida pelo povo Yanomami. E a comunicação é fundamental para isso. Estamos prontos para atendermos a demanda que se fizer necessária para levarmos não só acesso à internet a eles, mas também cidadania”, declarou o presidente da Telebras, Jarbas Valente.
 
COMO SOLICITAR O SERVIÇO — Desde janeiro, 395 antenas foram entregues em todo o país. Para solicitar o serviço, basta acessar o link “obter conexão de internet GESAC” e preencher o formulário. O atendimento às solicitações depende de análise técnica, além de disponibilidade contratual e financeira. Caso o pedido seja aprovado, o tempo estimado para prestação do serviço é de 60 dias a 90 dias. Para informações ou dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 2027.6403, ou pelo e-mail: conectividade@mcom.gov.br.

 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MCom.

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