O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu diálogo com especialistas do setor de telecomunicações nessa segunda-feira (27), em Brasília.
Especialistas do setor de telecomunicações se reuniram, nessa segunda-feira (27), Dia Nacional da Inclusão Digital, para discutir a pauta que é fundamental para o crescimento do país. O evento foi realizado no auditório do Ministério das Comunicações e teve como foco dois temas muito recorrentes: conectividade significativa e letramento digital.
O secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, destacou a importância de trazer o debate para dentro do Ministério. “O foco do letramento digital é muito importante dentro do processo de conectar aqueles que não estão conectados, e o foco da conectividade significativa é o de nos preocuparmos não só com aqueles que não tem, mas também o de melhorar de quem tem o acesso à internet”, explicou.
Na sequência, o diretor de Inclusão Digital do MCom, Rômulo Barbosa, apresentou os programas executados pela Pasta e que possibilitam conectividade aos excluídos digitalmente, como o Wi-Fi Brasil, Norte Conectado, Digitaliza Brasil e o Computadores para Inclusão.
O primeiro painel com o tema sobre Conectividade significativa foi mediado pelo Diretor de Investimento e Inovação, Pedro Lucas Araújo. A conversa tratou das mudanças e elevações do uso da internet que atualmente tem como maior instrumento de conectividade o celular. O último debate foi moderado pela diretora de Política Setorial, Nathalia Lobo. Os palestrantes convidados abordaram os avanços tecnológicos, que devem cooperar para levar conectividade a lugares remotos que ainda não têm acesso à internet.
Participaram do encontro a secretária-Executiva do MCom, Sônia Faustino; o presidente da Telebras, Jarbas Valente; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; e o diretor Regional da UIT para Américas, Bruno Ramos.