Honraria, alusiva aos 100 anos da Previdência Social, foi entregue pelo ministro Carlos Lupi
Na cerimônia que encerrou as comemorações dos 100 anos da Previdência Social no Brasil, o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, recebeu a medalha do mérito previdenciário, concedida à empresa como reconhecimento pela contribuição relevante ao sistema previdenciário do país, além da nova edição do livro “100 anos de Previdência Social”. A solenidade ocorreu na sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na manhã desta quinta-feira, 14, e foi presidida pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e pelo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
“A Telebras tem o orgulho de fornecer ao INSS a primeira infraestrutura do Governo Federal com a moderna tecnologia SD-WAN, abrangendo mais de 1.650 agências do órgão em todo o Brasil. Foi um grande trabalho desenvolvido pelo nosso time para dar mais agilidade e segurança na interação da previdência com seus beneficiários e toda a sociedade”, declarou Fred Siqueira Filho, que estava acompanhado no evento pela diretora Administrativo-Financeira e Relações com Investidores, Tatiana Miranda.
Lei Eloy Chaves
Como parte das comemorações do centenário, ocorreram diversas atividades ao longo de 2023, nas unidades da Previdência e do INSS em todo o País. O marco da legislação previdenciária no Brasil foi a Lei Eloy Chaves, de 1923, que criou as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), inicialmente voltadas apenas a trabalhadores de empresas de estradas de ferro.
Para o ministro Carlos Lupi, “nesses 100 anos, a Previdência Social consolidou-se como um dos modelos de proteção mais completos do mundo e conquistou avanços e inovações”. Atualmente, o INSS paga mais de 37 milhões de benefícios.