Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

COPE do Rio de Janeiro assume o controle e operação do SGDC

As atividades no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas vão até sexta-feira, 8.
 
As atividades de controle e operação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) estão sendo totalmente realizadas pelo Centro de Operações Espaciais (COPE-S) do Rio de Janeiro. Elas fazem parte de um exercício anual de migração do sistema de controle do satélite entre uma cidade e outra, chamada de Site Switch (do inglês, mudança de local), que visa executar treinamentos periódicos das equipes, testes dos equipamentos, atividades de manutenção preventivas ou corretivas ou em situações de emergência.
 
Os preparativos para a transferência do controle e operação total do SGDC do COPE-P de Brasília para o Centro de Operações do Rio de Janeiro tiveram início na quinta-feira, 5, pela Telebras e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), e as atividades prosseguem até a próxima sexta-feira, 8.
 
“Esse exercício é executado anualmente, em conjunto com os militares que operam e controlam o satélite em conjunto com a Telebras, e visa verificar as funcionalidades do COPE-S para assumir a operação e o controle total do SGDC em caso de necessidade e na indisponibilidade total do COPE-P”, frisou Sebastião Nascimento, gerente de Engenharia e Operação de Satélite (GEOS) da Telebras.
 
Para realizar essas atividades, o gerente da GEOS contou com os especialistas da Telebras Caio César Goulart Bomfim, Fernando Cota Pereira, Antônio Marcelo Oliveira Ribeiro e com os operadores e controladores do satélite, que foram deslocados do COPE de Brasília para complementar a equipe já existente no Centro do Rio de Janeiro.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados