O presidente da Telebras, Jarbas Valente, e a presidente da Fundação Banco do Brasil (FBB), Eveline Veloso Susin, definiram as bases do contrato para implementação dos 500 pontos do programa Wi-Fi Brasil, conforme Acordo de Cooperação Técnica – ACT assinado dia 14 de setembro entre a Fundação e o Ministério das Comunicações. A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 22, na sede da FBB, localizada no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília.
Está prevista a ativação de 50 destes pontos ainda em 2021 e os 450 restantes no primeiro trimestre de 2022. A intenção da FBB é destinar esses pontos para prover instituições de ensino com acesso à internet gratuito e de alta qualidade, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), para disseminar conteúdo educacional aos alunos que estiverem em aulas presenciais e também aqueles que ainda se encontram no método online. Fora do horário escolar, segundo Eveline Susin, a rede sem fio será disponibilizada para uso pelas comunidades do entorno das escolas.
Eveline Susin também destaca que o programa Wi-Fi Brasil, em conjunto com o Programa Educação para o Futuro, da Fundação BB, ao mesmo tempo em que proporcionará a inclusão digital de pessoas em situação de vulnerabilidade social, ofertará capacitação para o desenvolvimento das competências dos profissionais da educação.