Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Telebras, MCom e ABEP-TIC assinam protocolo de intenções para 1.600 pontos do Programa Wi-Fi Brasil

O ministro interino das Comunicações, Maximiliano Martinhão, o diretor Comercial da Telebras, Marcos Bafutto, representando o presidente Jarbas Valente, e o presidente do Conselho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), Lutiano Silva, assinaram na manhã dessa sexta-feira, 1º de outubro, o protocolo de intenções para obtenção de 1.600 pontos de acesso à internet pelo programa Wi-Fi Brasil, dos quais 1.000 são para o Wi-Fi Brasil Livre e outros 600 pontos pelo Wi-Fi Brasil Gesac.

 

O objetivo é integrar os programas Wi-Fi Brasil, do ministério das Comunicações (MCom), com o de Melhoria da Oferta de Serviços Públicos, da ABEP-TIC, para potencializar a inclusão digital e social de comunidades que se encontram em área de vulnerabilidade e sem conectividade.

 

A assinatura do protocolo de intenções ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho de Associadas da entidade (ROCA), que reúne, em Brasília, os presidentes das entidades afiliadas de TIC dos governos estaduais.

 

Martinhão destacou a importância dessa parceria para mitigar o deserto digital, que se tornou ainda maior durante a pandemia, sobretudo no Norte e Nordeste, e avançar na disponibilidade de pontos para conexão à internet, via satélite (SGDC), nas escolas públicas rurais e comunidades em áreas remotas do Brasil, promovendo a oportunidade de maior acesso ao conhecimento e aos serviços públicos.

 

O diretor de projetos de Infraestrutura da secretaria de Telecomunicações do MCom, Marcus Vinicius Arrais, comemorou mais essa parceria, possível após a alteração da Portaria nº 2.460/2021 (Programa de Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão – GESAC), que propiciou a ampliação de parcerias para a inclusão digital e social. No dia 14 de setembro, o ministério referendou os acordos de Cooperação Técnica com a Fundação Banco do Brasil e o Sebrae para instalação de 1.000 pontos do programa Wi-Fi Brasil, viabilizados a partir da nova redação dessa portaria.

 

Marcos Bafutto destacou que a Telebras, como braço operacional do MCom no programa Wi-Fi Brasil, vem se esforçando na disseminação de acesso à saúde, ao conhecimento, aos serviços públicos, à segurança e na abertura de oportunidades comerciais com a conectividade, via satélite, de alunos e moradores em localidades remotas do país, por meio do programa. “Vamos continuar trabalhando para avançarmos em grandes transformações”, concluiu.

 

Visita ao Cope

 

Na parte da tarde, uma comitiva de 14 dirigentes de TIC dos governos estaduais, afiliados da ABEP, foi conhecer as dependências do Centro de Operações da Telebras em Brasília, onde foi recepcionada por Marcos Bafutto, Mauro Teixeira, Roberto Junior (gerência de Vendas), Fernando Cota Pereira (gerência de Engenharia e Operações de Satélite) e João Luiz Ramalho, da gerência de Manutenção da Planta.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados