O investimento será de R$ 12 milhões. Anúncio foi feito durante a cerimônia de comemoração dos 50 anos da Telebras nesta quarta-feira, 9, em Brasília.
Em todo o país, mais 500 escolas, praças e comunidades serão beneficiadas com a instalação de novos pontos de internet gratuita do Programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações (MCom). O anúncio ocorreu nesta quarta-feira, 9, durante a comemoração dos 50 anos da Telebras. O acordo de inclusão social e digital de milhares de pessoas é fruto de uma parceria entre a empresa e a Fundação Banco do Brasil, que fará um investimento de mais de R$ 12 milhões em um ano.
Para o presidente da Telebras, Jarbas Valente, a atuação da empresa na conexão de 19 mil escolas é um grande legado deixado para a população brasileira. “São locais aonde ninguém ia e a Telebras foi a cada uma dessas instituições para levar conectividade para aquelas pessoas que estavam excluídas digitalmente”, contou.
Por sua vez, Barreto Junior, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade do Banco do Brasil, afirmou que o acordo assinado para levar internet aos lugares mais remotos reflete a missão da instituição. “Inclusão é o que estamos construindo todos os dias. A Fundação é o braço social do Banco, que nos faz chegar às pessoas. E temos este propósito de atender e fazer chegar comunicação à população”, disse.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, também participaram da solenidade, que contou com a presença de várias autoridades, de colaboradores e ex-presidentes da empresa.
“Venho agradecer à Telebras, em nome de toda a Anatel, pelo trabalho dos quadros técnicos que criaram a Agência. Deixaram sangue, suor e lágrimas nesse trabalho e uma cultura exitosa que seguimos até hoje”, disse Baigorri.
Homenagem
Na solenidade, foi homenageado Hélio Marcos Machado Graciosa, dono da matrícula nº 98, que entrou para a Telebras em 1973. Teve diversas funções até assumir a diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. De lá, foi para a presidência da Fundação CPqD em 1998, onde permaneceu até 2015. Desde 2016 é membro do Conselho de Administração da empresa.
Telebras
Criada em 9 de novembro de 1972, pela Lei nº 5.792/1972, a Telebras é uma empresa estatal, com sociedade de economia mista de capital aberto e vinculada ao Ministério das Comunicações. Nasceu com a finalidade principal de organizar o setor de telecomunicações, integrar as milhares de operadoras municipais de telefonia em operadoras regionais, mais a Embratel, e promover a universalização de telefonia fixa. E foi formado, então, o Sistema Telebras.
Desde a sua criação, a Telebras se destacou em pesquisa e desenvolvimento, com o objetivo de criar as condições para o desenvolvimento de tecnologia nacional em sistemas e produtos de telecomunicação, e levar inovação aos brasileiros. Sob a liderança do general José Antônio de Alencastro e Silva, a Telebras consolidou a posição de empresa líder do setor até a privatização de suas operadoras, em 1998.
Por meio do Decreto nº 7.175/2010, a Telebras retomou suas atividades como operadora (ainda como sociedade de economia mista de capital aberto e vinculada ao Ministério das Comunicações) para garantir a segurança na comunicação da Administração Pública Federal e universalizar a conectividade à internet pelo então Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
O Decreto 9.612/2018 atribuiu ainda à Telebras a implementação da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal e a prestação de apoio e suporte às políticas públicas de conexão à internet em banda larga, dentre outras atividades.
Wi-Fi Brasil
A iniciativa do MCom leva internet via satélite com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps). O programa federal instala antenas e roteadores em locais específicos, como praças públicas, escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários, dentre outros. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que cobre todo o território brasileiro, sob operação da Telebras.
Confira as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjAeAM5
*Com Assessoria de Comunicação do MCom