Conversa marcou o último dia da Semana do Aprendizado e Crescimento da Telebras, e contou com um público de 120 pessoas conectadas.
Bate-papo sobre “Comunicação Não-Violenta (CNV) e Aprendizagem Organizacional”, nessa quarta-feira, 26, marcou o último dia da Semana do Aprendizado e Crescimento da Telebras. Cerca de 500 pessoas conferiram as palestras durante os três dias do evento.
O bate-papo contou com a presença da professora Ana Cristina Carneiro, do laboratório de Engenharia da Integração do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e Janine Max, colaboradora da Gerência de Integridade, Riscos, Conformidade e Controle Interno (GIRC) da Telebras.
Segundo Ana Cristina, é impossível falar de Gestão do Conhecimento e aprendizagem organizacional sem falar do aspecto humano, já que a comunicação é fundamental, é o que faz tudo fluir. Ela aponta que a aprendizagem organizacional depende da aprendizagem individual, e está intimamente ligada à ideia de aprender a aprender, tanto no nível individual quanto no nível coletivo.
Em relação à CNV, Janine considera a prática como um ponto de união entre a Gestão do Conhecimento e a aprendizagem organizacional, a partir dos pilares: empatia, honestidade e respeito. Além disso, pode ser considerada ferramenta de gestão de conflito, já que é possível se apropriar da discordância para construir uma ideia nova.
Para a aplicação da CNV na prática, Janine explica que há quatro diretrizes básicas: observar seus sentimentos e reações; mapear e compreender seus sentimentos; identificação das necessidades; e ter clareza sobre o que é importante ser concretizado.
Quer saber mais sobre CNV e aprendizagem organizacional? A íntegra do bate-papo está disponível aqui.
A Semana do Aprendizado e Crescimento ocorreu de 24 a 26 de outubro, e contou com transmissões ao vivo abertas ao público. O evento marcou o início das comemorações dos 50 anos da Telebras, celebrado em 9 de novembro.