Wi-Fi na Praça chega ao Maranhão

Nesta quinta-feira, 29, foi a vez do povo maranhense receber inclusão digital e ser conectado ao mundo. Em evento do Governo Federal e do Ministério das Comunicações, a Telebras instalou mais uma antena do programa Wi-Fi na Praça na Escola Municipal Afonso Pena, no povoado 1700, em Imperatriz (MA).

 

A inauguração da antena em Imperatriz representou o 3o ponto de ativação do projeto WiFi na Praça, que permite o acesso gratuito e ilimitado à internet, em comunidades desassistidas de conexão. Na inauguração foi anunciado também a instalação do 4o ponto no município de Balsas, também no Maranhão.

 

Foto: Renata Oliveira/Arte: Lucas Porta

“Quero saudar e cumprimentar todos os funcionários da Telebras que tem feito um grande trabalho levando WiFi na Praça para o Brasil. Em nome do presidente Waldemar eu quero agradecer”, afirmou o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, ao mencionar o presidente da empresa, Waldemar Gonçalves, e mostrar a antena igual a que foi instalada na escola Afonso Pena e que servirá para levar conectividade à população da comunidade em um raio de 200 metros e a uma velocidade de 20 Mbps. Em todo o estado do Maranhão já são mais de 1300 pontos de internet, sendo 85% em escolas, 5% em órgãos de segurança pública, 3% em associações/cooperativas, 1,2% em unidades de saúde, e os demais distribuídos em outros pontos de interesse público.

 

 

 

Ministro das Comunicações, Fábio Faria, cumprimenta a Telebras por levar conectividade ao Maranhão – e a todo o Brasil – em seu discurso no evento. Foto: Renata Oliveira/Telebras

Debora, estudante do 8o ano, falou da importância da chegada da internet: “ajudou bastante. Aqui é difícil o acesso. A internet já era fraca aqui na escola, tanto que não era nem liberada. Com a ajuda da antena está bem melhor”. Confira o vídeo do depoimento da diretora da escola, Maria Evanderli Souza, sobre o impacto da chegada do WiFi:

Depoimento da diretora, Maria Evanderli Souza, da Escola Municipal Afonso Pena do povoado 1700, em Imperatriz (MA). Vídeo: Renata Oliveira/Telebras

O Ministério das Comunicações, empregando o contrato Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC), está fazendo algumas provas de conceito para levantamento de requisitos e futura implementação do Programa Wifi na Praça.


As antenas se conectam ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), único satélite brasileiro que alcança 100% do território nacional com a tecnologia da banda Ka de alta velocidade, operacionalizado pela Telebras e com a parceria da Viasat para instalação das antenas.


A Telebras, ao executar o programa Gesac e agora a prova de conceito do WiFi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.




ASCOM/GPM

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados