Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Conectividade da Telebras viabiliza cerca de 3.500 prontuários digitais na ‘Missão Saúde Marajó’

Os especialistas voluntários da ‘Missão Saúde Marajó’ vêm atuando intensamente no atendimento médico e odontológico aos ribeirinhos de Curralinho nesses quatro dias de atividades.  Até o momento, já somam cerca de 3.500 prontuários digitais de pacientes atendidos nas diversas especialidades médicas. Um fato inédito na região que foi possível devido ao terminal transportável de comunicação satelital da Telebras (T3SAT) disponibilizado para acesso à internet dessa Missão.

 

Do total de atendimentos, 1.200 são provenientes de pacientes atendidos em clínica geral. Somam-se a eles cerca de 400 exames de ginecologia, 700 atendimentos na área de pediatria e outros 800 referentes à pneumologia, psiquiatria e psicologia.

 

Mais de 300 exames de vista foram realizados nessa Missão, e o parceiro Slor, especializado em oftalmologia, está dando assistência aos ribeirinhos da região com o fornecimento de 180 óculos até o momento. Segundo dados de 2020 da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil 34% das pessoas nunca foram ao oftalmologista, principalmente os mais vulneráveis socialmente, e 800 milhões de habitantes no mundo sequer conseguem adquirir óculos.

 

Ações preventivas

 

Nesses quatro dias, mais de 25 palestras e oficinas de capacitação comunitária mobilizaram 750 professores e agentes comunitários locais de saúde na sensibilização para o autocuidado e prevenção na saúde. Nesse período, o concurso “O que eu amo em minha vida no Marajó”, já premiou 12 alunos das escolas públicas municipais, que tiveram os melhores trabalhos de fotografia, desenho e poesia.

 

As atividades médicas e socioeducativas da ‘Missão Saúde Marajó’ foram desenvolvidas durante todo o dia na localidade de Ponta Alegre, e prosseguirão amanhã na mesma comunidade, onde também terão assistência médica moradores de uma comunidade muito carente das redondezas, cujo deslocamento será providenciado pela Missão.

 

A Missão

 

A ‘Missão saúde Marajó’ é uma iniciativa da Pro Natura Internacional, em parceria com a agência Volunteer Vacations, a organização Anjos Digitais, secretaria municipal de Saúde de Curralinho, escola Ponta Alegre, Telecentro CQC, Uxmed , KHAYA WOODS, Telebras e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), dentre outros.. É composta por uma expedição de médicos voluntários e pesquisadores que, de forma colaborativa, estão atuando na assistência médica, bem como em ações de educação e prevenção, promovendo a capacitação de líderes locais e reforço de formação para os agentes de saúde que atuam na região de Curralinho, em Marajó (PA), sob as orientações do Dr. Luiz Vilanova, médico também pelos Médicos sem Fronteira, com inúmeras experiências e missões ao redor do mundo.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados