Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Centro de Operações da Telebras em Brasília é destaque do ano em climatização

O sistema de climatização do Centro de Operações Espaciais Principal da Telebras (COPE-P) em Brasília, recebeu nesta quinta-feira, 11, durante cerimônia em São Paulo, o prêmio Smacna como destaque do ano na categoria Obra Nova / Conforto. A premiação foi recebida pelo presidente Jarbas Valente, que estava acompanhado pelo diretor José Maria Meirelles e pelo gerente de Manutenção da Planta, Rodrigo Machado.

 

Considerado o mais reputado e disputado do setor, o prêmio ‘destaques do ano’ é conferido desde 1993 pela Smacna Brasil e está na sua 27ª edição. São destaques essenciais para a conquista da premiação, a preservação do meio ambiente como forma de contribuição para o desenvolvimento com equilíbrio; a comprovação da reciclagem de conhecimentos e de adaptação às evoluções; concepção tecnológica de ponta; excelência de qualidade da instalação; versatilidade operacional; inovação e incorporação de dispositivos que levem à economia e uso racional de energia.

 

Além da Telebras (empreendedor da obra), também foram agraciados o instalador do projeto, Consórcio SAT-3D (Almeida França Engenharia, Paulo Octávio Empreendimentos Imobiliários e Projeman Engenharia), a Constarco Engenharia e Comércio, que implantou os refriadores de líquido e a solução de automação das Centrais de Água Gelada, além da empresa projetista, Foz Engenharia e Consultoria e da Trane, empresa fabricante da obra.

 

O sistema de climatização

 

O COPE foi construído e instalado, em Brasília, para climatização de áreas de missão crítica – o Data Center e suas infraestruturas necessárias – e áreas administrativas. O sistema de climatização é composto por duas Centrais de Água Gelada (CAGs) que operam com igual capacidade, instaladas de forma semelhantes (espelhadas), onde há redundância de resfriadores de líquidos, bombas de água primárias e secundárias, tanques de termoacumulação, válvulas, registros e sistema de automação.

 

O sistema de climatização direcionado para o Data Center, que fica no bloco operacional do Cope, em Brasília, tem certificação no padrão Tier IV fornecida pelo Uptime Institute em 2020. Trata-se da mais alta certificação em termos de confiabilidade em relação à topologia, disponibilidade e a operacionalidade do Data Center. Sistema de climatização idêntico atende ao bloco denominado KF/KM, onde estão instalados os equipamentos de geração, armazenamento e distribuição de energia. Todos os ambientes de missão crítica, salas de racks, distribuição e no breaks são climatizados por condicionadores do tipo fan coil de precisão e possuem redundância.

 

Já os blocos administrativo e central são climatizados pela Central de Água Gelada Administrativa, que possui unidades resfriadores de líquidos e sistema de bombeamento redundantes. Os demais blocos do Centro de Operações Espaciais são climatizados pelo sistema VRF, uma espécie de sistema de ar-condicionado central, e por um sistema de climatização individual.

 

O COPE-P

 

O Centro de Operações Espaciais Principal da Telebras (COPE-P) em Brasília, é um conjunto de edificações composto para operar e monitorar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Além de uso estratégico para as comunicações militares, na banda X, o satélite brasileiro também viabiliza a comunicação segura de diversos órgãos da Administração Pública Federal e viabiliza o acesso à internet de alta qualidade para milhões de brasileiros nos programas de inclusão digital e acessibilidade do Governo Federal, especialmente o programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo ministério das Comunicações (MCom).

 

Dotado de dupla abordagem óptica e redundância de todos os seus sistemas de infraestrutura crítica (climatização, energia, segurança e conectividade), o COPE-P possui 14.000 m² de área construída, sendo 4.500 m² de bloco técnico-operacional.

 

Smacna Brasil

 

A Smacna Brasil é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1989, com sede em São Paulo. Congrega empresas de engenharia termo ambiental e é dedicada à pesquisa, desenvolvimento e divulgação de tecnologias de tratamento de ar. É um desdobramento da Smacna Inc. (Virgínia/USA), referência mundial em climatização/tratamento de ar, com 78 anos de fundação.

 

O presidente Jarbas Valente, ao lado do diretor de Governança, José Maria Meirelles (esq.)
e do gerente de Manutenção da Planta, Rodrigo Machado.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados