Comunidade rural no interior de MG recebe conexão do SGDC

Nesta quinta-feira, 17, a Telebras e o Ministério das Comunicações instalaram mais um ponto de conexão, em prova de conceito, do programa Wi-Fi Brasil, anteriormente denominado WiFi na Praça. A partir de agora, 400 pessoas serão beneficiadas com banda larga de alta velocidade, gratuita e ilimitada, no povoado de Conceição do Jacinto, em Minas Gerais.

 

A antena foi instalada entre um posto de saúde e uma escola, e o sinal de internet virá pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operacionalizado pela Telebras, que abrange todo o território nacional. No total, 12.715 pontos de Wi-Fi público e gratuito, iguais ao de Jacinto, se espalharam pelo País. Mais da metade está localizado nos nove estados do Nordeste e a maioria – cerca de 9.500 – atende escolas rurais.

 

Em Minas Gerais, são 537 antenas que recebem conexão do SGDC. Os pontos são instalados pela Telebras e têm um raio de alcance de aproximadamente 200 metros, com velocidade de 20 mega, e sem limite para o uso de dados.

 

A Telebras, ao executar o programa Gesac e, agora, a prova de conceito do WiFi Brasil, segue com o seu compromisso de ser um instrumento de implementação de políticas públicas de telecomunicações, democratizando o acesso à informação no Brasil.

 

 

ASCOM

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados