Programa Wi-Fi na Praça chega a Breves-PA

Em evento do Governo Federal e do Ministério das Comunicações, nesta sexta-feira, 9, a Telebras instalou mais uma antena do programa Wi-Fi na Praça na Comunidade Corcovado, a 30 minutos de barco da cidade de Breves, na Ilha de Marajó (PA).

 

Antes, na quinta-feira, 8, o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, visitou alguns pontos de antenas já instaladas através do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC). Por meio do programa, a Telebras já fornece 12.725 pontos de conectividade em banda larga em todo o território nacional.

 

No mesmo dia, o Presidente realizou uma live direto do Navio Auxiliar Pará, da Marinha do Brasil, utilizando a Solução Transportável da Telebras que forneceu conectividade em banda larga para a comitiva do Governo.

Antena da Telebras no Barco Navio Auxiliar Pará, da Marinha do Brasil. O Presidente Bolsonaro realizou live usando a conexão da Telebras colocada no barco para atender a comitiva do Governo Federal nas entregas governamentais ao Pará.  Foi utilizada a Solução Transportável  Telebras, que conta com autonomia de energia e proteção para transporte.  A live foi realizada no navio atracado, e a solução é transportável mas opera fixa.
Foto: Helton Moreira
O Ministro das Comunicações Fábio Faria em solenidade no Pará citando a importância de se levar conectividade para a população.
Imagem: Tv Brasil

A inauguração da antena do programa Wi-Fi na Praça aconteceu nesta sexta-feira, 9, e representa o 2º ponto de ativação do projeto, que permite o acesso gratuito e ilimitado à internet, em comunidades desassistidas de conexão.

“Eu vim trazer, Presidente, sob o seu comando, internet aqui para Marajó. Essa antena da Telebras vai trazer Wi-Fi na Praça, Wi-Fi de graça, a partir de hoje”, disse o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, em seu discurso no evento. O Ministro ainda fez um balanço dos pontos de Internet banda larga via satélite – com velocidade de 10 Mb/s – já instalados na Ilha de Marajó durante o governo Bolsonaro, como parte do Programa GESAC. São 94 pontos de conexão nos 12 municípios que compõe a Ilha de Marajó, sendo 84 Escolas, cinco Unidades de Saúde, dois Pontos de Fronteira, uma Faculdade e uma Biblioteca. Destes, 34 pontos são no município de Breves.

As antenas se conectam ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), único satélite brasileiro que alcança 100% do território nacional com a tecnologia da banda Ka de alta velocidade, operacionalizado pela Telebras em parceria com a Viasat.

A Telebras também instalou uma antena para acesso à internet via SGDC na agência da Caixa Econômica em Breves. O link satelital visa apoiar e melhorar os serviços da agência para a comunidade local.

A Telebras, ao executar o programa Gesac, e, agora o programa Wi-Fi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

 

ASCOM/GPM

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados