Nesta sexta-feira, 21, em Ipanguaçu (RN), a Telebras instalou a primeira antena do Programa Wi-Fi na Praça, que, a partir desta data, provê wi-fi comunitário gratuito para a comunidade agrícola de Angélica.
Angélica, localizada a 17km de Ipanguaçu, é a primeira comunidade do Brasil a receber o programa, que tem o objetivo de permitir acesso gratuito à internet às regiões com baixo índice de conectividade. A antena instalada pela Telebras está ligada ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e fornece conexão de 20 Mbps e tem cobertura de 200m de raio.
Ângelo Marinho, 18 anos, morador da comunidade de Angélica, relatou o benefício da chegada da conectividade na região onde mora: “Ficamos muito isolados do centro, na nossa comunidade não tem assim muito o que fazer sabe? E a internet é tudo hoje né? Pra saber das coisas, pra conversar, pra tudo. Com o wi-fi na praça agente vai vir pra cá agora, vamos mostrar pro mundo que agente existe”.
O Programa Wi-fi na Praça faz parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) que, por intermédio do SGDC, executado pela Telebras e que já fornece conectividade em banda larga para 223 escolas de municípios e comunidades do Rio Grande do Norte, beneficiando 58.086 alunos. Destes, 2.236 são estudantes de Ipanguaçu.
Com o Gesac, a Telebras já instalou 12.399 pontos de conexão, dos quais 80% são nas regiões Norte e Nordeste. Assim como o Gesac, o Wi-Fi na Praça é viabilizado por meio da parceria com a Viasat.
A Telebras, ao executar o programa Gesac, e, agora o programa Wi-Fi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.
ASCOM