Telebras instala a primeira antena do Programa Wi-Fi na Praça

Em evento do Governo Federal nesta sexta-feira, 21, em Ipanguaçu (RN), a Telebras instalou a primeira antena do Programa WiFi na Praça, que, a partir desta data, provê wifi comunitário gratuito para a comunidade agrícola de Angélica.

 

 

 

Angélica, localizada a 17km de Ipanguaçu, é a primeira comunidade do Brasil a receber o programa, que tem o objetivo de permitir acesso gratuito à internet às regiões com baixo índice de conectividade. A antena instalada pela Telebras está ligada ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e fornece conexão de 20 Mbps e tem cobertura de 200m de raio.

O Ministro das Comunicações Fábio Faria, o Presidente da República Jair Bolsonaro e, à direita da antena, o presidente da Telebras Waldemar Gonçalves, inauguraram o Programa WI-FI NA PRAÇA, em Ipanguaçú, RN. Foto: Isac Nóbrega/PR
Antena da Telebras sendo instalada na Comunidade de Angélica (Ipanguaçu/RN). Foto: Renata Oliveira/Telebras
Vídeo sobre a inauguração do programa WI-FI NA PRAÇA.

O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, comemorou: “Angélica agora está conectada ao Brasil”. Segundo a assessoria do ministério, há a previsão de estender o serviço a outras localidades do país.

Ângelo Marinho, 18 anos, morador da comunidade de Angélica, relatou o benefício da chegada da conectividade na região onde mora: “Ficamos muito isolados do centro, na nossa comunidade não tem assim muito o que fazer sabe? E a internet é tudo hoje né? Pra saber das coisas, pra conversar, pra tudo. Com o wi-fi na praça agente vai vir pra cá agora, vamos mostrar pro mundo que agente existe”.

 

Raissa, Rayra e Cleidinara, moradoras da Comunidade de Angélica, RN testando a conectividade do programa WI-FI NA PRAÇA. Foi a primeira vez que as crianças acessaram a internet gratuita e de alta velocidade. Foto: Renata Oliveira/Telebras

O Programa Wifi na Praça faz parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) que, por intermédio do SGDC, executado pela Telebras e que já fornece conectividade em banda larga para 223 escolas de municípios e comunidades do Rio Grande do Norte, beneficiando 58.086 alunos. Destes, 2.236 são estudantes de Ipanguaçu.

Com o Gesac, a Telebras já instalou 12.399 pontos de conexão, dos quais 80% são nas regiões Norte e Nordeste. Assim como o Gesac, o Wi-Fi na Praça é viabilizado por meio da parceria com a Viasat.

A Telebras, ao executar o programa Gesac, e, agora o programa Wi-Fi na Praça, segue com o compromisso de aprimorar seus serviços para fornecer soluções de telecomunicações com atuação nacional e o propósito de levar conectividade em alta capacidade a todas localidades do país, aonde ninguém mais chega, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

 

ASCOM

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados