Telebras fecha Primeiro Semestre de 2020 com EBITDA Ajustado positivo

Com a divulgação das Informações Contábeis Intermediárias Individuais do Segundo Trimestre de 2020 e os resultados apresentados ao mercado na última sexta-feira, 14, a Telebras, por intermédio de sua atual gestão, demonstra que está avançando no objetivo de tornar a empresa economicamente sustentável.

 

Dentre os resultados reportados, destaca-se a Receita Operacional Líquida que, na comparação do Primeiro Semestre de 2020 (R$ 127,4 milhões), aumentou 49,7% em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 85,1 milhões), ao passo que a estrutura de custos e despesas operacionais (OPEX) da Companhia permaneceu quase estável, variando apenas 3%.

 

O aumento da Receita Operacional Líquida, aliado ao recebimento de Subvenções do Orçamento Federal para pagamento dos gastos com pessoal e outros custeios, bem como a melhora significativa do resultado financeiro justificaram o crescimento do EBITDA Ajustado da Telebras, que do Primeiro Semestre de 2020 (R$ 48,9 milhões positivos) aumentou 173% em relação ao mesmo período de 2019 (R$ 67,4 milhões negativos).

 

Ainda, a Telebras registou, no Primeiro Semestre de 2020, Prejuízo Liquido (R$ 56,6 milhões negativos) 75,5% menor em relação ao Primeiro Semestre 2019 (R$ 230,8 milhões negativos). Tal decréscimo é explicado pelo aumento significativo da Receita Operacional Líquida, pelo crescimento dos Custos e Despesas Operacionais em menor proporção em relação ao aumento das Receitas, pelo recebimento de Subvenções Orçamentárias e pela melhora no resultado financeiro líquido, principalmente pelo aumento das receitas de aplicações financeiras, bem como a redução dos encargos financeiros de Adiantamento para Futuro Aumento de Capital (AFAC) e dos pagamentos de juros da dívida com Credores por Perdas Judiciais.

 

A Telebras apresentou também um crescimento de 142% no número de circuitos faturados, sendo atualmente 14.465 circuitos que geram receita para a empresa. Destes, 11.277 são circuitos do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), por intermédio do qual a Telebras leva conectividade em banda larga, via satélite, a 2.766 municípios em todo o território nacional.

 

Com o encerramento do Primeiro Semestre de 2020, mesmo em meio a pandemia de Covid-19, a Telebras demonstra capacidade de manter suas operações e serviços, melhorando a gestão de seus recursos e continuando a levar inclusão digital e social a milhões de brasileiros nos mais distantes rincões do país.

 

 

ASCOM

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