Seja bem vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você esta em: Conteúdo Principal

Conheça os candidatos para a Eleição para Representante dos Empregados no Conselho de Administração da Telebras – gestão 2020/2022.

Está marcada para a próxima segunda-feira, 30, para o período das 9 às 17 horas, a eleição para escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração da Telebras – gestão 2020/2022.

Veja, a seguir, as mensagens dos candidatos Romero Pinto Pedrosa (candidato nº 1),  Péricles Augustus Barbosa Póvoa (candidato nº 2) e Leandro Neves de Oliveira Bando (candidato nº 3), que disputam a vaga:

Candidato 1 – Romero Pinto Pedrosa

 

Formado em Ciências Econômicas e Contábeis. Com MBA em Finanças Corporativas na Universidade da Califórnia, e pós-graduação em Gestão Pública. Além de algumas especializações em análises de investimentos, mercado de capitais e perícias econômicas-financeiras, tais como: Mercado Financeiro e de Capitais; Mercado Financeiro/Capitais Internacionais e Elaboração e Análise de Projetos, entre outros.

Mais de 20 anos de vivência profissional, com passagens por empresas de diversos segmentos da economia como as do setor automotivo; farmacêutico e, notadamente o de TELECOMUNICAÇÕES, onde pude desenvolver uma sólida carreira em áreas como finanças (com foco em análise de investimentos e em mercado de capitais), contabilidade e controladoria.

Na Telebras há 4 anos, lotado na Gerência Financeira e Orçamentária – GFO, desempenhando atividades que são atinentes às relativas as de um representante dos empregados no Conselho de Administração.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Monitorar e analisar com mais acuidade os principais indicadores de desempenho da empresa. Para certificar se os mesmos estão em acordo com o seu plano estratégico e propor correções de desvios caso ocorram;

  • Atuar para ajudar a organizar melhor as deliberações e aprofundar mais em questões estratégicas, com a proposição de criação de comitês temáticos que possam assessorar o Conselho de Administração em áreas como: Governança; Finanças; Auditoria;
  • Recursos Humanos e Remuneração. Os comitês poderão apresentar propostas e recomendações ao Conselho de Administração;
  • Estar alinhado aos princípios e valores da Telebras, procurando ter boa articulação com todo o quadro de colaboradores e diretivo, mantendo a imparcialidade nas tomadas de decisões;
  • Proteger o patrimônio da companhia maximizando os seus retornos, mantendo o seu direcionamento estratégico de negócios, de acordo com os principais interesses da organização;
  • Promover debates sobre o objetivo da empresa, incentivando a máxima transparência com o estímulo da tomada de decisões em grupo;
  • Reivindicar a indicação de um representante dos colaboradores junto à SISTEL. É imperativo que haja um controle maior sobre o patrimônio dos participantes junto ao fundo de pensão.

    A atuação que tive em diversos projetos e grupos de trabalho os quais fui designado ao longo da minha trajetória na Companhia, me credencia para melhor representa-lo(a) no Conselho de Administração.

Candidato 2 – Péricles Augustus Barbosa Póvoa

Prezados colegas de trabalho, sou o seu atual representante no Conselho de Administração, Péricles Augustus Barbosa Póvoa. Sou lotado na Gerencia de Infraestrutura e Manutenção da Planta (GIMP). Possuo Graduação, Pós-Graduação e Mestrado em Engenharia nas Universidades Federal de Goiás e na UnB, com vasta experiência no mercado privado de alto desempenho e na Telebras há 5 anos e meio. Quem tiver interesse pode verificar meu currículo lattes no link: http://lattes.cnpq.br/3840031875461536

Como venho pleitear o seu voto para uma recondução ao Conselho de Administração, tenho por obrigação apresentar-lhes as minhas ações na condição de conselheiro no decorrer deste último mandato. Neste período foram 11 reuniões ordinárias (e inúmeras extraordinárias) nas quais eu tive a oportunidade de ponderar e contribuir em deliberações importantes do CA. Lá foram pautadas:

  • Decisões sobre modelos de negócio com parceiros;
  • Deliberações sobre modelos de ampliação do Backbone na busca da sustentabilidade da nossa empresa;
  • Modelos de negócio para a sede e escritórios regionais, na busca do aumento de vendas e aumento da lucratividade dos contratos comerciais;
  • Novos projetos para comercialização da banda Ka do Satélite (SGDC);
  • Avaliadas e demandadas inúmeras alternativas para o atingirmos a meta de alcançarmos um EBITDA positivo;
  • Retiradas de investimentos de alto risco para a empresa;
  • Posicionamento sobre as questões legais da empresa mediante o impasse de sua dependência financeira à União, dentre outras importantes deliberações.

Sem dúvida foi um ano muito denso, no qual houve muitas mudanças organizacionais e por consequência disso, muito atrito no que tange a relação entre os empregados, o sindicato e a empresa.

Neste sentido, trago abaixo tópicos que além das atribuições de conselheiro da empresa eu tive a oportunidade de atuar:

  • Formei um grupo composto por um colaborador de cada diretoria para entender melhor e disseminar melhor as demandas de cada área da empresa;
  • Oportunizei encontro entre os empregados com a então nova diretoria da empresa, no pleito de mais oportunidades de carreira para os empregados (https://intranet.telebras.com.br/index.php/mais-noticias22/125-noticias/2239-diretor administrativo-financeiro-recebe-comissao-de-representacao-dos-empregados-da-telebras);
  • Participei e representei ideias dos colaboradores junto à administração na busca de um fim para o impasse dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs);
  • Reinaugurei o email nossoconselheiro@telebras.com.br, através do qual recebi demandas, reclamações e sugestões de todos os empregados;Atuei na mediação interna entre colegas e entre colegas e a empresa, sempre no intuito de proteger os empregados, preservando suas identidades e seus direitos.
  • Atuei na mediação interna entre colegas e entre colegas e a empresa, sempre no intuito de proteger os empregados, preservando suas identidades e seus direitos.

Agradeço muito a todos pela confiança que me depositaram me conduzindo para o atual mandato.

Estou me candidatando novamente por entender que trouxe com determinação a bandeira que defendi no pleito passado até aqui sendo coerente com as minhas proposições e compromissos. O desafio é gigantesco, uma responsabilidade inominável para a qual cada dia é um tijolo de responsabilidade, aprendizado e credibilidade que se conquista.

REAFIRMO MEU COMPROMISSO COM VOCÊS DE REPRESENTÁ-LOS DENTRO E FORA DO CONSELHO, POR ISSO CONTO COM O SEU VOTO.

 

Candidato 3 – Leandro Neves de Oliveira Bando

 

Sou Leandro Neves, tenho 40 anos. Sou casado e tenho 2 filhos. Sou formado em Administração (UFG) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (UCB). Tenho especialização em Redes de Computadores e, nesse semestre, concluo o MBA em Gestão de Negócios (Ibmec).

Durante a carreira, obtive algumas certificações profissionais internacionais.  A principal delas a certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute). As outras são relacionadas à Governança de TI (COBIT) e Processos de TI (ITIL).

Trabalho no segmento de telecomunicação e Internet desde 1997. Fui de suporte técnico à administrador do provedor. Passei também por organizações como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, Ministério da Educação e Universidade Estadual de Goiás.

Sou empregado concursado e efetivo da Telebras desde 2013. Trabalhei na área de operações (DTO), na área de planejamento comercial (DC) e agora trabalho na Assessoria de Relações com Investidores da Diretoria de Governança.

Minhas principais propostas estão relacionadas à atuação ativa, ao diálogo permanente, aberto e ativo, buscar a sustentabilidade da empresa, e a representação formal dos empregados.

E mais do que isso, se adquirirmos a sustentabilidade, para a qual tanto trabalhamos, iremos atuar para que a empresa tenha a opção de ações como bonificação para os empregados. A empresa tem recursos a capitalizar e se tivermos um plano bem estruturado e articulado com as diretorias e o Conselho da Companhia, poderemos incluir esse plano no próximo processo de Aumento de Capital.

Qual a vantagem disso? Sem utilizar recursos financeiros, a Companhia pode emitir ações para bonificar os empregados de acordo com critérios definidos, diminuindo a rotatividade e aumentando o interesse dos empregados nos resultados da Companhia. Se sustentável, os empregados farão jus aos dividendos e, em determinadas condições, os empregados poderão vender suas ações no mercado.

Só consigo prosseguir com essas propostas com o voto de cada empregado. Conto com seu voto para que, como Representante dos Empregados no Conselho de Administração, possamos defender a Companhia, sua sustentabilidade e nossos interesses.

Além disso, buscaremos a sustentabilidade da empresa e atuação ativa e manter diálogo permanente, aberto e ativo:

  • Propor, em nome dos empregados, ações que levem à sustentabilidade de longo prazo da empresa;
  • Defender ações que reduzam custos ou incrementem receitas sempre que não prejudiquem os empregados;
  • Desenvolver, em cooperação com os empregados, orientação e planos gerais factíveis para avaliação e aprovação do conselho;
  • Defender os planos desenvolvidos e as posições definidas pelos Empregados;
  • Fundamentar e justificar os votos proferidos nas Reuniões do Conselho;
  • Realizar reuniões preparatórias, antes da reunião do conselho, para compartilhamento de informações ostensivas e definição da posição dos empregados quanto aos temas a serem tratados;
  • Realizar reuniões informativas, após a reunião do conselho, para compartilhamento de informações ostensivas no âmbito do conselho, para o conhecimento dos empregados, e também para retroalimentar as reuniões periódicas;
  • Realizar reuniões periódicas, ainda que virtuais, para levantamento de ideias e desenvolvimento propostas a serem apresentadas ao conselho de administração, desenvolvendo a atuação ativa;
  • Apoiar o desenvolvimento do mecanismo de representação formal dos empregados, extra conselho;
  • Atuar na defesa dos empregados, em sua representação formal.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados