O ministério das Comunicações, em parceria com a Telebras, iniciou o mês de agosto ampliando o reforço da segurança pública em cinco novos municípios no interior do estado do Amazonas com o programa Wi-Fi Brasil.
Nessa quinta-feira, 05, o 11° Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Itamarati (AM) recebeu passou a contar com acesso à internet banda larga, gratuita e de alta velocidade, por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). Na quarta-feira, 04, foi a vez do 68º Distrito Interativo de Polícia (DIP) desse município receber a conexão de banda larga pelo Wi-Fi Brasil.
O município de Itamarati dista cerca de 960 km da capital amazonense. Possui 7.851 habitantes, dos quais 55,64% são localizados em área urbana e 44,36% em área rural. Sua área é de 25.260,43 km² e a densidade populacional é de 0,31 hab/km². As principais atividades extrativistas geradoras de ocupação econômica e renda da região se voltam para a mandioca, a borracha, os cultivos de milho e arroz. O município também se destaca na suinocultura e na bovinocultura.
Outras três conexões
Entre os dias 02 e 03 de agosto, a Telebras instalou três outros pontos de acesso à internet nos municípios de Beruri, Fonte Nova e Jutaí, também no estado do Amazonas.
Em Beruri, que fica a 173 km de Manaus, os policiais do 2º Grupamento da Polícia Militar (GPM) foram conectados à internet pelo programa, via SGDC, para maior proteção dos pouco mais de 15 mil habitantes do local. Sua principal atividade econômica se volta para a cultura de mandioca, juta, malva e banana. O município já possui quatro pontos Wi-Fi Brasil instalados em escolas públicas.
Os pouco mais de 17 mil habitantes de Fonte Boa também passaram a ter um reforço na segurança pública com o ponto de acesso à internet instalado no 55º DIP da cidade, que dista 678 km da capital do estado. O município fica às margens do Rio Solimões, na região noroeste do estado, tendo acesso apenas por via aérea ou fluvial. As principais atividades econômicas locais são a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo vegetal, principalmente a madeira e a borracha. O município já conta com dois pontos para acesso à internet, dos quais um deles numa escola pública.
O 55º DIP de Jutaí também foi conectado à internet por meio de uma conexão do Wi-Fi Brasil para ampliar as atividades de segurança dos 13.886 habitantes do município, que possui uma área territorial de 69 551,9 km², distante 750 km de Manaus. A agricultura é identificada como a principal fonte de renda para 94% da população, e como a mais importante atividade econômica para 90% deles. O município possui outros quatro pontos Wi-Fi Brasil instalados em escolas públicas.
Eirunepé é o município amazonense mais distante (1.160 km) de Manaus que passou a contar com acesso à internet pelo SGDC nesses cinco primeiros dias do mês de agosto. A conexão do programa Wi-Fi Brasil foi instalada no complexo que abriga as polícias interativa (DIP) e especializada (DEP) da cidade, que passa a oferecer maior oportunidade na segurança pública aos 35.700 habitantes, distribuídos numa área de 14.966 km². As principais atividades econômicas do município são a agricultura, a pecuária, a pesca e o extrativismo vegetal, sendo a borracha seu principal produto.
O programa
O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo ministério das Comunicações e conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas as localidades remotas do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.