Fred Siqueira Filho destaca o novo momento da empresa durante seminário no Senado
O presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, participou na tarde dessa terça-feira (18) do Seminário ‘Desafios e novos caminhos das telecomunicações no Brasil’, realizado pela Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura, do Senado Federal, conduzido pela senadora Dorinha Seabra (União/TO). O evento contou com a presença da Diretoria Executiva da Telebras.
Fred Siqueira Filho destacou que a Telebras tem como principal missão ser um instrumento de inclusão digital na execução de política pública, que está se reinventando em busca de novas tecnologias e de ampliar a capilaridade e a disponibilidade da internet através de suas redes e de parceiros estratégicos para atender as grandes demandas que estão por vir e entregar o máximo de conectividade para a população brasileira.
Segundo ele, o ministério das Comunicações, junto com o MEC, através da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e do Gape, tem a missão de conectar as quase 138 mil escolas no Brasil, e o ministério da Saúde também tem a missão de conectar quase 40 mil unidades básicas de saúde, e a Telebras se mobiliza junto às operadoras tradicionais e aos provedores regionais para que, juntos, possam contribuir para o processo de inclusão digital da sociedade.
“O ministro Juscelino Filho está buscando a mobilização de todos para aumentar a capilaridade e disponibilidade de internet em todos os recantos do Brasil. E a Telebras está preparada para ampliar de forma rápida a conectividade via satélite nas escolas, nas unidades básicas de saúde, nas comunidades quilombolas, nas áreas ribeirinhas e remotas do país”, acrescentou.
Operadora de missão crítica
O Centro de Operações Espaciais de Brasília, que abriga o centro de comando e controle do satélite geoestacionário operado pela Telebras (banda Ka) e pelo ministério da Defesa (banda X), e de toda a infraestrutura de 30 mil quilômetros da rede de fibras, é considerado referência no Brasil. Possui o único data center Tier IV do Governo Federal, com certificações internacionais, alta capacidade de redundância e está com apenas 20% de sua capacidade utilizada. “Nosso data center está preparado para crescer, é uma infraestrutura bastante resiliente, com redundâncias tecnológicas e de energia, que nos credencia a operar missão crítica no Brasil. No ano passado, obtivemos a certificação de Empresa de Defesa junto ao Ministério da Defesa. Isso é um diferencial competitivo da companhia, por ser estatal, e a gente entende o papel e a importância da empresa para as telecomunicações no Brasil”, salientou o presidente da Telebras, que completa:
“O setor de telecomunicações sai muito fortalecido de um evento como esse, que junta os esforços de todos aqui presentes com um único propósito, que é melhorar a conectividade da população brasileira, porque não existe inclusão social sem inclusão digital. O grande desafio desse grupo é somar e dar visibilidade para o governo e para a sociedade do quanto é importante o setor de telecomunicações por se tratar de uma infraestrutura básica de desenvolvimento de país”.
Também participaram do evento os secretários de Telecomunicações do ministério das Comunicações, Hermano Tercius, e de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação, Vinícius Caram, o presidente da Conexis, Marcos Ferrari, e a diretora de Relações Institucionais e Governamentais e de Comunicação da entidade, Daniela Martins.