Seja bem-vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você está em: Conteúdo Principal

Telebras participa do Guardião Cibernético 6.0, maior exercício de segurança digital do hemisfério sul

O evento reuniu representantes de setores prioritários, como água, energia e comunicações, em um esforço conjunto para enfrentar as crescentes ameaças cibernéticas.

 

Realizado entre 14 e 18 de outubro na Escola Superior de Defesa, o Exercício Guardião Cibernético 6.0 teve foco na proteção de dados e sistemas críticos. Organizado pelo Exército Brasileiro, o exercício é vital para proteger as infraestruturas críticas do país, como sistemas de telecomunicações, energia, transportes e finanças, que são alvos potenciais de ataques digitais. Além de proteger o Brasil no cenário cibernético, a iniciativa busca aprimorar as capacidades de resposta das agências governamentais e empresas, promovendo um ambiente digital mais seguro.

 

Nesta sexta edição, o Guardião Cibernético reuniu cerca de 30 países e 140 organizações entre instituições do setor público e privado que atuam em infraestruturas críticas. O objetivo é que esses gestores de infraestruturas críticas possam atuar em conjunto para desenvolver soluções estratégicas e avaliar a capacidade de defesa contra ataques simulados.

 

O Guardião Cibernético 6.0 combina uma série de atividades que simulam cenários reais de ataques cibernéticos, permitindo que os participantes testem suas defesas e melhorem suas respostas O exercício inclui simulações construtivas e virtuais, nas quais empresas de setores estratégicos enfrentam ataques simulados que refletem as ameaças cibernéticas globais.

 

Essa dinâmica envolve três ambientes virtuais distintos: um ambiente focado em defesa, outro dedicado à participação da comunidade de cibersegurança do Brasil e um terceiro que promove interações com especialistas de infraestruturas críticas. O objetivo é proporcionar uma experiência imersiva e realista para todos os envolvidos, garantindo que as soluções desenvolvidas possam ser aplicadas a cenários reais.

 

 

A Telebras esteve representada por Henrique Primo Vieira, Gerente de Operação de Redes e Serviços, Vinicius Costa Correia, Gerente de Tecnologia da Informação, Luiz Gabriel Xavier dos Santos, Assessor da Gerência Jurídica, Michel Mendes Mello, Analista de Tecnologia da Informação, Érico Luís Cortes Cazarré, Assessor de Comunicação e Carlos Cesar Gonçalves Farias, Especialista em Segurança, do Security Operations Center – SOC da Telebras..

Compartilhar

Relacionados