Telebras conecta Faixa de Fronteira da Amazônia com 27 pontos satelitais

SGDC leva acesso à internet a Pelotões Especiais de Fronteira do Exército Brasileiro em seis Estados 
 
Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) do Exército Brasileiro que cobrem a Faixa de Fronteira da Amazônia passam a contar com 27 pontos de acesso à internet do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) instalados pela Telebras. Esses pontos se encontram nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e atenderão as ações militares e as comunidades indígenas e ribeirinhas próximas aos pelotões. Outras sete conexões satelitais estão em fase de instalação nos PEFs dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
A inauguração dessa conectividade ocorreu durante a visita técnica da comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia  (DCT) do Exército Brasileiro a  alguns dos pontos de abrangência do Projeto Amazônia Conectada (PAC), em Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e Macurutá, no Amazonas. O projeto foi lançado há dois anos e hoje são aproximadamente 1.900 quilômetros de fibra óptica que levam conectividade às Organizações Militares (OMs) e Pelotões Especiais de Fronteira.
 
“Viemos testar e está em operação aqui no 5° PEF de Maturacá um sistema satelital de internet que é complementar ao PAC. Isso dá maior possibilidade de melhoria no aspecto de comando e controle do pelotão de fronteira do Exército Brasileiro presente na região e garante a inclusão digital da população indígena e da família militar que permanece aqui o ano inteiro”, destacou o general de Divisão Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações do DCT.
 
Comitiva
 
Também integraram a comitiva o presidente da Telebras, Jarbas Valente, e o diretor Técnico-Operacional, Luis Fernando de Freitas; o chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) do Exército Brasileiro, general de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio; o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), general de Brigada Jacy Barbosa Junior; o secretário de Radiodifusão do Ministério de Comunicações, Maximiliano Martinhão; o conselheiro da Anatel e presidente do GAISPI, Moisés Moreira, seguido por outros dirigentes do Grupo e o presidente da EAF, Leandro Guerra.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados