A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e a Prefeitura de Guaraqueçaba, está realizando testes para levar conexão de internet via satélite da Telebras ao município. O projeto piloto integra o Plano de Conectividade Rural, que está sendo desenvolvido pelo Estado para o atendimento de áreas rurais com baixa conectividade.
O ponto para os testes em Guaraqueçaba foi a Ilha de Medeiros. O roteador instalado capta conexão via satélite, com alcance de 150 metros e capacidade de tráfego para mais de 200 pessoas, número próximo dos residentes da comunidade. O equipamento tem uma antena que possibilita uma conexão com taxa de transmissão de download de 40 Mbps.
Os testes serão monitorados por 90 dias na região para analisar a qualidade do sinal, a velocidade da conexão e navegação dos usuários. O acesso para população da região é gratuito, sem necessidade de senha.
O diretor de Ecossistemas da Inovação da SEI, Giles Balbinoti, explica que esta é mais uma etapa de testes em conjunto com a Telebras, estatal federal vinculada ao Ministério das Comunicações.
“Em janeiro iniciamos as Provas de Conceito para monitorar o funcionamento da conexão via satélite. A ação em Guaraqueçaba é a segunda em conjunto com a Telebras, sendo um teste em uma área mais remota. Nos próximos três meses, a equipe técnica da Secretaria da Inovação vai realizar um relatório sobre a funcionalidade ou não da conexão”, explica o diretor da SEI.
O assessor técnico da SEI, Gabriel Brenny, acompanhou a instalação em Guaraqueçaba. “A comunidade ficou bastante envolvida com a nossa ação. Agora, vamos realizar o monitoramento com a operadora durante o período de testes”, explica.
Morador da Ilha de Medeiros, o pescador Nori do Rosário ressaltou a importância dos testes de conectividade na região. “A internet é muito importante para nós. Para educação, saúde, para a gente se manter informado. Até mesmo para fazer contatos com as outras regiões”, afirma.
CONEXÃO NO CAMPO
O “Plano de Conectividade Rural” do Paraná é uma ação liderada pela SEI e desenvolvida em conjunto com 17 órgãos públicos, entre secretarias estaduais, estatais e institutos, 15 players do setor privado, como operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representativas da sociedade civil. O objetivo é entender as necessidades específicas de conectividade em áreas de difícil acesso e desenvolver soluções eficazes que supram as demandas dessas comunidades.