O evento foi realizado no Centro de Operações Espaciais – COPE-P, onde se localiza o Data center da Telebras, um dos mais modernos do mundo, que opera e monitora o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta terça-feira (27/8), o Centro de Operações Espaciais Principal (Cope-P) da Telebrás, em Brasília. Acompanharam o presidente da República os ministros Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Juscelino Filho (Comunicações) e Frederico de Siqueira Filho, Presidente da Telebras.
Na ocasião, o Presidente da Telebras, Frederico de Siqueira Filho, apresentou ao Presidente da República as instalações do Centro de Operações Espaciais e o data center da empresa, um dos mais modernos do mundo, com certificação Tier IV, a mais alta classificação de confiabilidade que um Data center pode oferecer.
O presidente da República se impressionou positivamente com a infraestrutura da Telebras e destacou em seu discurso o potencial de crescimento da empresa: “Se nós temos uma empresa com um potencial desse, o que nós precisamos é explorar esse potencial, e se a gente pode ser o primeiro no mundo, vamos ser o primeiro.”
Frederico de Siqueira Filho, Presidente da Telebras, destacou a importância da empresa no atendimento às demandas de transformação tecnológica da Administração pública. “É por isso que a gente entende que esse data center poderá um dos grandes concentradores dos dados sensíveis, com alta capacidade de processamento em ambiente seguro, para ofertar para o governo essa solução tecnológica para facilitar a gestão pública. ”
Na ocasião, também foi assinado um contrato entre a Telebras e o Ministério do Trabalho e Emprego para o fornecimento de serviços de telecomunicações de longa distância. A iniciativa vai permitir a conectividade segura entre as 409 agências do Ministério do Trabalho e Emprego, com monitoramento contra-ataques cibernéticos 24 horas por dia. O contrato com o Ministério do Trabalho e Emprego tem duração de cinco anos e deve aprimorar o atendimento à população. “Isso representa aumentar e melhorar a qualidade do serviço dentro das agências e superintendências, para que, quando a população necessitar de serviços como o seguro-desemprego, estes estejam disponíveis com segurança”, destacou o Presidente da Telebras.
A visita da comitiva presidencial destacou toda a estrutura e complexidade do COPE-P e a capacidade operacional do data center da Telebras e ressaltou a importância estratégica da empresa no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à inclusão digital e à conectividade, fazendo que os brasileiros que vivem nas cidades mais longínquas tenham direito à cidadania por meio do acesso à internet de alta velocidade.
*Assessoria de Comunicação – ASCOM