Doze antenas foram instaladas em municípios paulistas, conectando pequenas propriedades e impulsionando o desenvolvimento sustentável no campo.
Entre maio e junho de 2025, a Telebras instalou 12 antenas de comunicação via satélite em três Distritos Agrotecnológicos (DATs) localizados nos municípios de Alto Alegre, Lagoinha e Jacupiranga (SP), como parte das ações do projeto Semear Digital. A iniciativa, desenvolvida pela Embrapa Agricultura Digital com apoio da Fapesp, visa promover a inclusão digital e socioprodutiva de pequenas e médias propriedades rurais.
A instalação foi viabilizada por meio do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério das Comunicações e operacionalizado pela Telebras. O Gesac oferece conexão banda larga gratuita a comunidades remotas e em situação de vulnerabilidade, promovendo cidadania e acesso a serviços essenciais.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a atuação conjunta tem papel estratégico para reduzir desigualdades regionais por meio da conectividade: “Levar internet banda larga gratuita às zonas rurais, onde as grandes operadoras não chegam, é uma das metas do Gesac. A parceria com a Embrapa foi fundamental para identificar os pontos de instalação. Essa conectividade será decisiva para impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões.”
Segundo o pesquisador Jayme Barbedo, da Embrapa Agricultura Digital e coordenador de P&D do Semear Digital, a parceria se consolidou pela “robustez técnica, cobertura nacional e alinhamento com políticas públicas voltadas à inclusão digital de populações em áreas remotas”.
Antena instalada na Capela São José Operário em Lagoinha/SP
Com a conexão via satélite da Telebras, o sinal chega a regiões remotas com estabilidade e qualidade, garantindo uma execução voltada para o benefício da população, especialmente em escolas, postos de saúde e comunidades indígenas e quilombolas.
O presidente da Telebras, André Magalhães, reforça a missão da estatal. “Ao conectar o campo, abrimos oportunidades para educação, inovação, empreendedorismo e cidadania. A Telebras tem compromisso com o Brasil que fica longe dos grandes centros, mas que precisa e merece estar no centro das políticas públicas,” afirma o presidente da Telebras, André Magalhães.
Inclusão que transforma
O impacto da conectividade já pode ser sentido na rotina de quem vive no campo. “Foi muito boa essa instalação das antenas, o sistema do celular melhorou 90%”, conta Osmar Domingues de Oliveira, pecuarista em Alto Alegre. Ele e a esposa, Maria Oliveira, agora planejam a sucessão familiar da propriedade com a chegada da internet, convidando a filha Andreia e o genro Marcelo para assumirem a gestão do negócio.
Osmar Domingues de Oliveira, pecuarista.
“Precisamos de internet para continuar evoluindo no sistema da pecuária. O objetivo não é só produzir, mas também comercializar nosso produto com mais resultado”, afirma Osmar.
O modelo de operação do Semear Digital busca apoiar uma agricultura digital inclusiva, reduzindo desigualdades, respeitando culturas locais e fortalecendo os diversos atores das cadeias produtivas. Para a pesquisadora Luciana Romani, coordenadora de parcerias do projeto, o acesso à tecnologia pode “encantar” a juventude rural e favorecer a permanência no campo, o que tem impacto direto na sucessão familiar.
Monitoramento e novas frentes
As 12 antenas foram instaladas, em sua maioria, em locais públicos, para garantir o maior alcance possível às comunidades atendidas pelos DATs. Ao longo dos próximos 24 meses, a infraestrutura será monitorada pela equipe do projeto, assegurando que os resultados previstos com os recursos públicos – inclusive de emendas parlamentares – sejam efetivamente alcançados.
Antena instalada em Alto Alegre/SP
A conectividade proporcionada pela Telebras não apenas leva internet ao campo, mas também abre caminhos para um futuro rural mais produtivo, conectado e sustentável.