Objetivo do encontro foi conhecer a contribuição da Telebras, com vistas à troca de experiências sobre conectividade entre Brasil e Colômbia
Em visita oficial ao Brasil, o ministro das Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Maurício Lizcano, foi conhecer as instalações do Centro de Operações Espaciais da Telebras (COPE), em Brasília, na tarde desta terça-feira, 4. A visita sucedeu ao encontro de Maurício Lizcano com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que ocorreu pela manhã.
Lizcano e a delegação colombiana foram recebidos no COPE pelo presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, e pelo diretor de Governança, Luiz Fernando Ferreira Silva.
De acordo com Jeferson Nacif, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do ministério das Comunicações (MCom), a agenda dos dirigentes colombianos com o ministro Juscelino Filho e a visita às instalações do COPE deram início a uma troca de experiências que avançará entre os dois países, especialmente no que se refere à implementação do 5G e conectividade na Amazônia.
“O objetivo da visita oficial ao Brasil foi entender como o edital do 5G foi construído no Brasil, com base no modelo não arrecadatório, já que eles têm a intenção fazer algo semelhante na licitação do 5G colombiano, além de possuírem desafios de conectividade semelhantes aos do nosso país, como é o caso da Amazônia e de regiões vulneráveis”, afirmou Nacif.
A expectativa do MCom é de que essa troca de informações e experiências resulte em um acordo bilateral para ampliar a conectividade entre o Brasil e a Colômbia, a ser firmado durante a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), que acontece em Belém (PA), em agosto deste ano, com presença de presidentes e representantes de todos os países amazônicos.
Participaram também da visita ao COPE Gabriel Adolfo Jurado Parra, vice-ministro de Conectividade, Saul Kattan Cohen, assessor presidencial para Transformação Digital, Sergio Sotomayor Rodrigues, assessor do ministro, Fabian Humberto Herrera Santana, assessor da Agência Nacional de Espectro (ANE), Daniel Moreno Velasquez, segundo secretário da Embaixada da Colômbia e Daniel Cavalcanti, assessor da Secretaria de Telecomunicações do MCom.