Bittar também assume a presidência do Comitê de Auditoria Estatutário e novo Ouvidor inicia seu mandato.
Em reunião extraordinária (324ª) realizada na manhã desta segunda-feira, 10, o Conselho de Administração deu posse a Jorge Ricardo Bittar para ocupar a vaga de representação independente do ministério das Comunicações, em substituição a Hélio Marcos Machado Graciosa, que renunciou no último dia 30.
O Conselho de Administração também designou Jorge Bittar para compor o Comitê de Auditoria Estatutário (COAUD) da Telebras.
Jorge Bittar é engenheiro eletrônico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com experiência em planejamento, gestão e desenvolvimento em projetos em tecnologia da informação e comunicação. Foi deputado federal por quatro mandatos, com forte atuação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática. Também foi secretário de Planejamento do Estado do Rio de Janeiro e presidente da Telebras (2015-2016). Como consultor, trabalhou com empresas de telecomunicações, sobretudo em redes de internet, e coordenou uma parceria público privada para implantar redes de internet no estado do Maranhão.
COAUD
O Comitê de Auditoria Estatutário (COAUD) é um órgão colegiado que se reporta ao Conselho de Administração, e tem por finalidade assessorar o referido Conselho no que concerne ao exercício das suas funções de auditoria, supervisão e fiscalização. É composto por três membros efetivos, em sua maioria independentes, com mandato de dois anos não coincidente para cada membro, permitida uma reeleição.
Novo Ouvidor
João Evangelista Guedes Filho iniciou, nesta segunda-feira, 10, as atividades no cargo de Ouvidor da Telebras. A aprovação de Guedes Filho para o posto ocorreu na 321ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração, realizada em 15 de junho.
Dentre outras atribuições, cabe à Ouvidoria estabelecer canais de comunicação capazes de agilizar respostas às manifestações recebidas, agindo com transparência, imparcialidade e justiça.
João Evangelista Guedes Filho é graduado em Gestão Pública pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Faculdade Estratego, em Belém (PA). Possui pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão pelo Centro Universitário de João Pessoa e em Licitações e Contratos Públicos pela Uniesp.
Foi auditor interno na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), consultor do Núcleo de Tecnologia em Estratégias de Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e controlador interno na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
A gestão para o cargo de Ouvidor será de, no máximo, três anos consecutivos, admitida uma prorrogação por igual período. O preenchimento do cargo está previsto na Diretriz 237 (Provimento de Funções de Confiança) e nos normativos da Controladoria Geral da União (CGU), em especial a Portaria 1.181/2020.