MCom e Telebras instalam 13 antenas emergenciais de conexão banda larga no Rio Grande do Sul

Ação visa a restabelecer a comunicação em regiões afetadas por ciclone

 

Na manhã deste sábado (9), o Ministério das Comunicações (MCom) e a Telebras concluíram as instalações de 13 antenas de conexão banda larga via satélite nos locais atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os seguintes municípios gaúchos receberam as antenas: Encantado, Roca Sales, Muçum, Santa Tereza, Lajeado e Arroio do Meio.

 

Essa ação faz parte da força-tarefa permanente do Governo Federal, formada por equipes de 10 ministérios para amparar a população dos 83 municípios gaúchos afetados pelas fortes chuvas.

 

Profissionais da Telebras trabalharam dia e noite nas últimas 72 horas para levar comunicação como apoio à operação das equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e demais órgãos do estado do Rio Grande do Sul, além do Exército, nessas cidades mais devastadas pelas enchentes.

 

Os 13 terminais satelitais transportáveis (T3SAT) partiram de Brasília (DF) na madrugada desta quinta-feira (7), e foram transportados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40 Mbps de download e 4 Mbps de upload.

 

“Em parceria com outros ministérios e órgãos da Defesa Civil Nacional, Ministério das Comunicações continua atuando junto às entidades vinculadas, às operadoras de rede móvel e de rede fixa, e às provedoras de Internet para viabilizar a conectividade para as equipes de apoio humanitário e para pessoas atingidas”, assegurou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

 

O ministro destaca também que a ação imediata do MCom, da Telebras e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como de outros ministérios e órgãos, foi uma determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Como parte desses esforços, o MCom também montou um grupo de crise, em caráter emergencial, para acompanhamento da situação dos locais afetados pelos desastres naturais na Região Sul.

 

“A Telebras trabalhou duro e foi ágil na operação de restabelecimento da comunicação nesses municípios mais afetados por esse desastre. E continuará mobilizada para apoio ao grupo de crise do MCom e à força-tarefa do Governo Federal para ajudar os municípios e as famílias desabrigadas”, frisou o presidente, Fred Siqueira Filho.

 

*Com a Assessoria de Comunicação do MCom

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados