A partir desta quarta-feira (3), o Ministério das Comunicações (MCom), promove uma exposição, em frente ao bloco R da Esplanada dos Ministérios e no túnel que liga ao prédio anexo, em que apresenta a história e projeta o futuro das telecomunicações e da radiodifusão no Brasil. A iniciativa é realizada em parceria com a Telebras, Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas IBM e Huawei. A entrada é gratuita.
A exposição, que terá um momento dedicado às crianças, será concluída na próxima sexta-feira (5), quando será comemorado o Dia Nacional das Comunicações. A ação ocorre das 10h às 16h e está aberta ao público.
A Telebras disponibilizou para o evento réplica do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que completa 6 anos de lançamento nessa quinta-feira (4), com mais de 60 mil conexões voltadas para atendimento às políticas públicas do Governo Federal, sob coordenação do ministério das Comunicações, além de cIientes residenciais e corporativos privados, realizados pela Viasat, sua parceira estratégica. Um sistema transportável do SGDC, denominado T3SAT, completa a demonstração de uso do satélite brasileiro.
Também constam da exposição o foguete lançador do SGDC e uma réplica do nanossatélite VCUB1. Desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, joint-venture entre a Telebras e a Embraer, é o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados projetado pela indústria nacional e deverá demonstrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas.
Internet das Coisas, tecnologia 5G, a preservação da natureza e a sustentabilidade são alguns outros pontos de destaque do evento.