Diretoria Executiva

jarbas josé valente

Jarbas José Valente é Presidente da Telebras desde 22 de dezembro de 2020. É engenheiro eletrônico e de telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Análise de Sistemas, em Comunicação de Dados e Marketing de Serviços. Possui os cursos “Convergence of Broadcasting and Telecommunications Regulation” pela Universidade de Westminster – Londres, Inglaterra; de Regulação em Serviços Públicos de Telecomunicações pelo Institute of Brazilian Issues (IBI), Universidade George Washington, Washington, D.C., EUA, e de Extensão em Práticas Anticoncorrenciais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Brasília, DF. Iniciou sua carreira profissional em empresas privadas do setor de telecomunicações e, posteriormente, foi Chefe da Área Comercial da Embratel, em Brasília, e Presidente de Conselhos de Administração de diversas empresas do Sistema Telebras. No Ministério das Comunicações, ocupou as Diretorias dos Departamentos de Fiscalização e de Outorga de Serviços de Telecomunicações. Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa e Superintendente de Serviços Privados. Atuou como Superintendente Executivo Substituto por dois anos e exerceu dois mandatos de Conselheiro Substituto da Anatel, nos períodos de 1999-2001 e 2004-2006. Presidiu a Comissão Especial de Licitação dos Serviços de Radiodifusão e várias Comissões Especiais de Licitações do Serviço de TV por Assinatura e Serviços Móveis. Foi Delegado/Representante da Anatel junto à União Internacional de Telecomunicações (UIT/ONU), à Comissão Interamericana de Telecomunicações (Citel/OEA), ao Fórum Permanente de Autoridades Reguladoras de Comunicações e Telecomunicações de Língua Portuguesa (ARCTEL-CPLP), ao Mercosul e ao Fórum Latinoamericano de Órgãos Reguladores (Regulatel). Entre 2010 e 2014, foi Membro Titular do Conselho Diretor e também Vice-Presidente da Anatel. Entre julho de 2016 e abril de 2018 foi Diretor Técnico-Operacional da Telebras, e Presidente da Telebras entre abril de 2018 e janeiro de 2019.

Jarbas,Presidente da Telebras

José Maria Junqueira Sampaio Meirelles

José Maria Junqueira Sampaio Meirelles é formado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1984, se especializou, naquele mesmo ano, em Direito Tributário pelo Centro de Estudos de Extensão da Universidade de São Paulo (USP). Dois anos depois, concluiu o mestrado em Direito Comparado pela Universidade de Illinois em Urbana, Champaign (EUA). Além de vasta experiência em Direito Empresarial, Meirelles assistiu a várias empresas multinacionais e grandes grupos na administração de diversas complexidades legais, além de atuar decisivamente na coordenação de processos e relações institucionais com autoridades governamentais e órgãos reguladores. 

ANDRÉ LUÍS GOMES MONTEIRO

André Luís Gomes Monteiro é Diretor Administrativo-Financeiro da Telebras desde 17 de janeiro de 2020. Brasileiro, casado, Oficial-Aviador da Reserva da FAB. É bacharel em Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Aviação Militar, pela Academia da Força Aérea. Possui MBA em Desenvolvimento Gerencial Avançado na área de Gestão de Processos com ênfase em Logística, pela UFF/RJ, e MBA em Política e Defesa pela UNILINS. Realizou os cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Academia da Força Aérea, Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, e Política e Estratégia Aeroespaciais, ECEMAR, Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação, pelo ILA, Capacitação de Assessores Parlamentares Externos, módulo Processo Legislativo, pelo CEFOR. Foi Comandante do 3°/3° GAV, Comandante da Base Aérea de Natal e Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira na Europa – CABE. Na Telebras, foi Gerente de Gestão de Pessoas.

MARCOS BAFUTTO

Marcos Bafutto é Diretor Comercial da Telebras desde 25 de março de 2021. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Goiás (UFG), possui mestrado em Engenharia de Telecomunicações pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e doutorado pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Iniciou sua carreira profissional em 1984 como engenheiro no Departamento de Planejamento de Marketing da Telegoiás, empresa do então Sistema Telebras. No período de 1989 a 1994, foi pesquisador assistente no Instituto de Comutação de Informações e Técnica de Dados da Universidade de Stuttgart, com ênfase em redes de ponta da área de telecomunicações, mais especificamente Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI), Redes Inteligentes e Comunicação Móvel. No período de 1994 a 1997, foi gerente de Divisão de Redes Especializadas da Telebras, estando sob sua responsabilidade o planejamento nacional de redes de comunicação de dados, RDSI e satélites no âmbito do Sistema Telebras. Em 1997, entrou para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde foi encarregado pela Gerência-Geral de Satélites e Serviços Globais até o ano de 2000. Dentre outras atividades, cuidou da regulamentação de satélites e foi representante da Administração Brasileira em reuniões bilaterais internacionais sobre coordenação de satélites e presidente das Comissões de Licitação de Direito de Exploração de Satélite Brasileiro. Ainda na Anatel, foi superintendente de Radiofrequência e Fiscalização, em 2000 e 2001 e, posteriormente, superintendente de Serviços Públicos por cinco anos, época em que também ocupou a vice-presidência do Comitê Consultivo Permanente de Serviços Públicos (CCP-I) da Organização dos Estados Americanos (OEA). Em 2006, Marcos Baffuto foi para a diretoria de Regulamentação da Telefônica Brasil, onde atuou até 2019.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão