Diretoria Executiva

WALDEMAR GONÇALVES ORTUNHO JUNIOR

Waldemar Gonçalves Ortunho Junior é Presidente da Telebras desde 24 de janeiro de 2019. É Engenheiro Eletrônico, graduado pelo Instituto Militar de Engenharia, com pós-graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB). Profissional com 40 anos de experiência nos Ministérios da Defesa (Exército Brasileiro) e das Comunicações, atuando nas áreas de Tecnologia da Informação (TI), com ênfase em telecomunicações, radiodifusão e informática. Foi designado representante do governo brasileiro na Escola Politécnica do Exército Equatoriano, em Quito, com a função de assessor/instrutor na área de processamento digital de sinais. Foi representante do então Ministério das Comunicações no Grupo Gestor da TV Digital e gestor do projeto de roaming internacional de Telefonia Móvel para a América do Sul. Como engenheiro militar, no Ministério da Defesa serviu na Diretoria de Telecomunicações e no Gabinete do Comandante do Exército, onde gerenciou o projeto de rede telemática. Foi coordenador da área de tecnologia no Estádio Nacional de Brasília na Copa das Confederações Fifa de 2013, e na Copa do Mundo de 2014.

EMILIO CARLOS ACOCELLA

Emilio Carlos Acocella é Diretor Técnico-Operacional da Telebras desde 26 de fevereiro de 2019. Brasileiro, casado, oficial General de Divisão Engenheiro Militar da Reserva do Exército Brasileiro. Possui doutorado e mestrado em Engenharia Elétrica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), respectivamente. É mestre em Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Rio de Janeiro, e adquiriu especialização em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército e em Altos Estudos Militares, ambos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Foi chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército, onde atuou na direção geral dos serviços corporativos de TI e nas atividades de suporte a mais de 600 organizações militares. Cuidou do planejamento e implementação de segurança cibernética no Exército Brasileiro e de diversas redes metropolitanas de comunicações de dados. Atuou diretamente na implantação de parcerias internacionais com a Academia Militar de West Point (EUA) e Paristech (França). Foi assessor do Gabinete do Comandante do Exército para Ciência e Tecnologia, Tecnologia da Informação e Indústria de Defesa, onde desempenhou diversos papeis, com destaque à atuação no Grupo de Trabalho Interministerial, responsável pela proposta de revisão do modelo institucional de reestruturação econômica e financeira da Indústria de Material Bélico do Brasil.

bráulio de paula machado

Bráulio de Paula Machado é Diretor Comercial da Telebras desde 21 de novembro de 2019. Brasileiro, casado, General de Divisão, Engenheiro Militar. Possui doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). É bacharel em Engenharia Elétrica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), Oficial da Arma de Engenharia pela Academia Militar das Agulhas Negras, possui especialização em Redes de Computadores pela União Educacional de Brasília e em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (CIO) do Exército Brasileiro onde desempenhou diversos papéis, com destaque para coordenação de projetos na área de geoinformação, desenvolvimento de software corporativo e na área de infraestrutura da rede corporativa do Exército. Exerceu o cargo de Gerente do Projeto da Autoridade Certificadora do Ministério da Defesa, tendo sido responsável pelo projeto e implementação da autoridade certificadora de Defesa – ACDefesa. Foi Chefe do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, Chefe da Comissão Regional de Obras da 11ª Região Militar, Gerente Operacional do Sistema de Comunicações Militares por Satélite – SISCOMIS e Chefe do 4º Centro de Telemática de Área em Manaus, dentre outras funções.

RODRIGO MARTINS PRATES

Rodrigo Martins Prates é Diretor de Governança da Telebras desde 26 de abril de 2019. Brasileiro, casado, Coronel do Exército Brasileiro. É bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Possui doutorado em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares, pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Tem especialização em Política e Estratégia de Defesa pela National Defense University (EUA). É também especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), e em História Militar pela Universidade Federal Estadual do Rio de Janeiro (Unirio). Está concluindo a especialização em Gestão de Projetos na UnB em julho de 2019. Foi Assessor na Chefia de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa. Atuou por dois anos como Adido do Exército Brasileiro na Embaixada do Brasil em Londres/ Inglaterra. Comandou o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva em Boa Vista/RR. Foi Comandante do Quartel-General e Adjunto do Chefe da Seção de Logística, no Comando da 2ª Divisão de Exército (SP). Foi Oficial do Estado-Maior e Assistente do Comandante Militar do Sudeste (SP) e Observador Militar das Nações Unidas em El Salvador. Por fim, foi Gerente de Projeto de desenvolvimento de modelo para Gestão do Conhecimento no Exército Brasileiro.

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão