Telebras e Viasat assinam Memorando de Entendimento em visita à sede da empresa nos Estados Unidos

Carlsbad, Califórnia – 17 de fevereiro de 2021 – A Telebras e a Viasat, líder global de comunicações via satélite, assinaram nesta quarta-feira, 16, memorando de entendimento com o propósito de expandir ainda mais as ofertas de conectividade e ajudar a impulsionar a inclusão digital em todo o Brasil.

 

Com isso, as empresas firmam o compromisso de:

–  explorar possibilidades de conectar via satélite regiões não atendidas por outras tecnologias;

– investigar tecnologias voltadas para a implementação de serviços de telemedicina via satélite em áreas rurais e/ou de difícil acesso;

–  examinar oportunidades de aplicação de soluções completas em telemedicina para postos de saúde;

–  estudar oportunidades de uso dos satélites da constelação Viasat 3 para persecução do atendimento de políticas públicas voltadas à conexão de escolas;

– explorar oportunidades de colaboração no desenvolvimento e construção de futuros satélites; e,

– explorar oportunidades para a criação de novos postos de trabalho voltados à indústria espacial brasileira.

 

A visita

 

A assinatura do documento ocorreu na presença do ministro Fábio Faria, ao final da visita oficial da comitiva do ministério das Comunicações (MCom) à sede da Viasat em Carlsbad (EUA). Compõem ainda a comitiva a secretária-Executiva, Estella Dantas, o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra, o presidente da Telebras, Jarbas Valente, que está acompanhado pelo seu chefe de Gabinete, Luiz Fernando Ferreira Silva e pelo diretor Comercial, Marcos Bafutto. A visita incluiu reuniões com Mark Dankberg, presidente do Conselho de Administração, presidente Executivo e Co-Fundador da Viasat, Rick Baldridge, presidente, CEO e diretor do Conselho Administrativo da Viasat, e Leandro Gaunszer, diretor Geral da Viasat Brasil.

 

Um dos objetivos desse encontro foi o de demonstrar às autoridades brasileiras o portfólio de serviços de conectividade da Viasat, incluindo apresentações voltadas para usos em telemedicina, mobilidade em aviação comercial e executiva, internet residencial e de internet comunitária. E discutir sobre o futuro do Brasil dentro do cenário espacial e satelital, que viu grande desenvolvimento nos últimos anos, liderados por Telebras e Viasat.

 

Parceria

 

Por meio da parceria estratégica com a Telebras, a Viasat opera no Brasil desde 2018, com acesso ao Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Essa parceria já proporcionou levar o acesso à internet de alta qualidade a mais de 10 milhões de pessoas em cerca de três mil municípios brasileiros pelo programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo MCom. Hoje já somam mais de 15 mil acessos, dos quais 10,2 mil se encontram em escolas públicas rurais, incluindo digitalmente mais de três milhões de estudantes.

 

O programa Wi-Fi Brasil, por meio da parceria Telebras-Viasat, também já forneceu conectividade a 678 unidades de saúde, 518 centros de segurança pública, 468 comunidades indígenas, 344 associações comunitárias, 198 postos de fronteira, 196 assentamentos rurais, além de 134 conexões para o Cadastro Único – programa social que permite ao Governo Federal identificar quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil -, dentre outros segmentos e comunidades.

 

A Viasat também fornece conectividade de alta velocidade a bordo para aeronaves comerciais e executivas; acesso de banda larga aos mercados empresarial e residencial e serviços de hotspot de internet comunitária em localidades em todo o Brasil que carecem de serviços acessíveis de internet de alta qualidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados