Autoridades governamentais, planejadores de defesa e especialistas em infraestrutura participaram, nesta quinta-feira, 30 de outubro, do Workshop Telesat Lightspeed – Rede LEO nacional segura e privativa para o Governo Brasileiro, realizado no Hotel Brasil 21 Suítes, em Brasília. O evento teve como foco debater as capacidades soberanas, a resiliência nacional e o fortalecimento das comunicações estratégicas do país por meio da tecnologia de satélites de órbita baixa (LEO). Foi um espaço para diálogo e cooperação voltado ao aperfeiçoamento da rede nacional de conectividade para o Governo Brasileiro, reforçando o compromisso do país com a conectividade soberana e transformação digital dos serviços públicos.
O evento contou com a presença do presidente da Telebras, Sr. André Leandro Magalhães, acompanhado de sua equipe técnica e executiva. A presença da Telebras reafirma o papel da empresa na consolidação de uma infraestrutura de comunicações segura, integrada e de alta performance, essencial para garantir a soberania digital e a autonomia tecnológica do Estado brasileiro.
Durante o workshop, especialistas da Telesat apresentaram detalhes da constelação Lightspeed, uma rede global de satélites LEO equipada com links ópticos inter-satélites (OISLs) e criptografia de ponta a ponta, que garante baixa latência, alta capacidade e segurança nas comunicações. Foram abordados o design da constelação, o funcionamento dos segmentos espacial e terrestre, bem como os terminais de usuário e a conformidade com padrões nacionais de cibersegurança.
O Diretor Técnico-Operacional da Telebras, Sr. André Fonseca, falou durante o workshop que “A parceria firmada entre Telebras, Telesat e Visiona estabelece bases para um novo modelo de cooperação tecnológica e através de um Memorando de Entendimentos, estamos unindo competências para avaliar e desenvolver projetos de conectividade satelital que combinam o potencial de constelação LEO Telesat Lightspeed com a infraestrutura terrestre brasileira. Desta forma, a Telebras aportará sua experiência e sua estrutura de Teleportos, Datacenters e pontos de presença nacionais, assegurando que os dados estratégicos do Estado trafeguem em território brasileiro com segurança e soberania. Essa integração é o que dá vida à verdadeira sinergia tecnológica entre as empresas envolvidas. Além da infraestrutura, o acordo prevê cooperação científica e industrial com participação de universidades e incentivo à produção nacional de tecnologia espacial – passo que fortalece a autonomia tecnológica valorizando o conteúdo industrial brasileiro”.
Na sequência, a Visiona Tecnologia Espacial apresentou sua participação no projeto, com foco na integração tecnológica e nos ganhos para a indústria espacial brasileira. O painel mostrou como a cooperação entre as empresas potencializa o desenvolvimento de soluções seguras e inovadoras voltadas às demandas do governo federal.
Encerrando o evento, a mesa-redonda reuniu representantes das três instituições e gestores públicos para debater aplicações práticas da rede Lightspeed em áreas críticas, como defesa, comunicações estratégicas, emergências e infraestrutura nacional. O encontro consolidou um importante passo na construção de uma rede soberana LEO, com potencial de transformar o cenário de conectividade governamental e reforçar a resiliência tecnológica do Brasil.




*Assessoria de Comunicação



