Comissão de Ética

A Comissão de Ética da Telebras tem a incumbência de orientar e aconselhar sobre a ética profissional dos seus empregados públicos, bem como de seus respectivos dirigentes, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura ética. Deve apurar, mediante denúncia ou de ofício, condutas em desacordo com as normas éticas, além de recomendar, acompanhar e avaliar, no âmbito da Telebras, o desenvolvimento de ações que proporcionem a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas e comportamento ético.
Em sua atuação, observará a ampla aplicação do Código de Ética da Telebras e seu Guia de Conduta. Sua organização, funcionamento, procedimentos e ritos processuais estão normatizados pela Resolução nº 10, de 29 de setembro de 2008 – Comissão de Ética Pública.
Composição: A Comissão de Ética da Telebras é integrada por três membros titulares e três suplentes, escolhidos entre empregados do seu quadro permanente e designados pelo dirigente máximo da Telebras, para mandatos não coincidentes de três anos.
Funções: realiza atividades de natureza consultiva, educativa, investigativa e punitiva, não limitadas à elas.
 

Contato: etica@telebras.com.br

DANIELLA GUITTON COTTA

Daniella Guitton Cotta é Especialista em Gestão de Telecomunicações e Secretária Executiva da Comissão de Ética da Telebras. É administradora, graduada pela Universidade de Brasília (UNB). Participou do curso Gestão e Apuração da Ética Pública, ministrado pela Comissão de Ética Pública, da Presidência da República. No mercado privado, desenvolveu ações como consultora empresarial. No ramo público, já atuou em empresa estatal do ramo de comunicação e em órgão de conselho profissional. Foi designada coordenadora da Comissão de Integridade da Telebras e atualmente trabalha com Gestão de Riscos e Integridade na Gerência de Integridade, Riscos, Conformidade e Controle Interno.  

 

JANINE PIMENTA RABELO GOIS

Janine Pimenta Rabelo Gois é Especialista em Gestão de Telecomunicações e membro suplente da Comissão de Ética da Telebras. É psicóloga, especialista em telecomunicações, graduada pela Universidade de Brasília (UnB), com especializações na área de Telecomunicações e Regulatória (UnB e entidades particulares). Profissional com mais de 30 anos de experiência no setor, com atuação gerencial nas áreas de Planejamento e Desenvolvimento, Estudos Estratégicos, Planejamento e Coordenação de Capacitação. Experiência profissional nas áreas e atividades relacionadas a Licitações e Contratos, Desenho e Normatização de Processo, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (capacitação presencial e à distância), Regulatória: Resolução de Conflitos e Defesa do Consumidor, Comercial. Atuação como Conselheira Fiscal titular na Telecomunicações do Acre S/A – Teleacre. Membro titular em grupos de trabalhos estratégicos desenvolvidos na Telebras nas áreas técnicas (Gerência de Operações – CGO´s do Sistema Telebras, tecnologia da informação, Gerência Integrada de Redes e Serviços), financeira (Sistema FATTAR), desenvolvimento de RH (Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação – modelos e processos). Desenvolvimento de trabalhos na área de Pesquisa Clima Organizacional e Pesquisa de Satisfação na Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Instrutorias e Consultorias efetuadas a entidades externas, na área de desenvolvimento e avaliação. Membro titular de comissões diversas da Telebras (Ética, Gestão de Processos, Gestão de Riscos, Orçamentário, Gestão de Pessoas). Responsável pelo gerenciamento dos multicanais de atendimento terrestre e satelital ao cliente da Telebras (desenho de processos, scripts, otimização de canais, monitoramento da qualidade dos atendimentos, informações comerciais relativas ao atendimento). Atuação como Presidente da Comissão responsável pela eleição do representante dos empregados no Conselho de Administração da Telebras. Responsável pelo Projeto de Pesquisa de Satisfação e de Qualidade Percebida da Telebras. Atualmente é substituta na Gerência de Operações Comerciais, na Diretoria Comercial.

NIVIAN MARTINS SILVEIRA BRAYNER

Nivian Martins Silveira Brayner é Especialista em Gestão de Telecomunicações da Telebras e membro titular da comissão de Ética da Telebras. É advogada, graduada em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com pós-graduação, Lato Sensu, em Auditoria Governamental pela Universidade Cruzeiro do Sul, vinculada ao Centro Universitário (UDF). Atualmente está lotada na Gerência de Relacionamento com Operadoras e Parceiros.

REGINA CÁSSIA MONTENEGRO BRAZ GOMES

Regina Cássia Montenegro Braz Gomes é advogada e membro suplente da Comissão de Ética da Telebras. Graduada em Direito pela Universidade Paulista -UNIP, com pós-graduação em Direito Administrativo pela Universidade Cândido Mendes. Profissional com 07 anos de experiência em Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, atuando na Coordenação de Processo Administrativo Disciplinar, realizando Assessoria e estudos técnicos sobre infrações funcionais e, posteriormente, na Coordenação de Assuntos Judiciais, atuando em demandas de cumprimento de determinação judicial e elaboração de subsídios para defesa da União. Atualmente está lotada na Gerência de Logística da Telebras.

SYMON MATTOS PERES

Symon Mattos Peres é Especialista de Gestão de Telecomunicações e membro titular da Comissão de Ética da Telebras. É contador, graduado pela União Pioneira de Integração Social – UPIS, com pós-graduação em Controladoria, Auditoria e Perícia Contábil pela Universidade do Tuiuti do Paraná – UTP. Profissional com 17 anos de experiência, trabalhou no Ministério da Cultura e nos extintos Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior e Ministério do Trabalho e Emprego, na área de Convênios, realizando a análise financeira de prestação de contas nas fases de acompanhamento e prestação de contas final. Além disso, coordenou, no Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Instituições de Pesquisa Agropecuária e Florestal – SINPAF, as áreas de Contabilidade e de Folha de Pagamento da SEDE e de 52 Filiais. Em 2014, ingressou na Telebras como Especialista Gestão de Telecomunicações – Contador, na Gerência Financeira e Orçamentária. Atualmente desempenha suas funções na Gerência de Planejamento, Controle e Inovação, realizando o controle fiscal e financeiro das notas fiscais dos fornecedores de EILD, o controle de emissão de notas fiscais de movimentação de ativos da Telebras e auxiliando a gerência na aplicação da legislação fiscal dos tributos Federais, Estaduais e Municipais.

YURI ARANHA KAWAGOE

Yuri Aranha Kawagoe é Especialista em Gestão de Telecomunicações e membro titular da Comissão de Ética da Telebras. É Engenheiro de Redes de Comunicação formado pela Universidade de Brasília (UNB) e Pós-graduando em Ciência de Dados e Big Data pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Profissional com nove anos de experiência em tecnologia da informação e comunicações, tendo atuado em empresas como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e Oi S.A. Atualmente está lotado na Gerência de Operação de Redes e Serviços, e, desde 2013 está envolvido diretamente com a gestão do Centro Integrado de Gerência de Redes, coordenando as atividades com projetos nacionais como os programas do governo federal – Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), Projeto SGDC – Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, GESAC, Projeto Copa do Mundo Fifa 2014, Campus Party Brasil (2016, 2017 e 2018), Implementação dos sistemas de OSS da Telebras, entre outros.

 

Solicite uma proposta das nossas soluções em conexão

VEJA TAMBÉM

ORGANOGRAMA

Conheça nosso corpo de líderes

Atuação

Conheça o objeto de trabalho, nossas funções e a nossa abrangência

Canais de contato