Telebras leva internet gratuita para parques nacionais brasileiros

Até o final de janeiro, serão instaladas 20 antenas em 18 Unidades de Conservação. Iniciativa faz parte do projeto Conecta Parques, do MMA.
 
A Telebras vem trabalhando, junto com os Ministérios das Comunicações (MCom) e do Meio Ambiente (MMA), para levar acesso à internet de alta qualidade via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) por meio do programa Wi-Fi Brasil em parques nacionais de todo Brasil. Até o final de janeiro, serão 20 antenas entregues em 18 Unidades de Conservação brasileiras.
 
As iniciativas fazem parte da segunda fase do projeto Conecta Parques, do MMA, que conta com 11 antenas em processo de entrega em nove Unidades de Conservação (UCs). Seis delas já foram instaladas no Parque Nacional de Itatiaia (RJ), Parque Nacional de Sete Cidades (PI), Parque Nacional Furna Feia (RN), Floresta Nacional de Açu (RN) e Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT).
 
A expectativa é que até o final desse mês outras quatro UCs tenham antenas instaladas. São elas: Parque Nacional de Anavilhanas (AM), Trilha Caminhos da Serra do Mar (RJ), Floresta Nacional de Brasília (DF) e Parque Nacional da Tijuca (RJ).
 
Até o final de janeiro o Conecta Parques completará a entrega de 20 antenas para 18 Unidades de Conservação do país. O projeto tem o intuito de levar internet de banda larga para florestas e parques nacionais brasileiros.
De acordo com o MMA, foram escolhidos para receber os pontos de internet parques que representam toda a biodiversidade brasileira e que têm maior procura de turistas.
 
O acesso à internet gratuita para os turistas nas Unidades de Conservação permite ao visitante compartilhar em tempo real o passeio, divulgando o destino visitado nas redes sociais. O acesso ao Wi-Fi gratuito também traz mais conforto e segurança dentro dos parques, além de auxiliar o trabalho de conservação, vigilância e resgate.
 
Sobre o programa
O Conecta Parques é um dos eixos de atuação do programa Parque+, que tem o objetivo de fortalecer o ecoturismo e gerar uma consciência ambiental através do contato da população com a natureza, melhorando estruturas e atrativos em parques nacionais.
 
O Programa Parque+, criado em 2021, é uma iniciativa do MMA que visa desenvolver o potencial ecoturístico nacional. Entre as quatro linhas de atuação do programa está o fortalecimento do ecoturismo, que prevê melhorias na infraestrutura de Unidades de Conservação.
 

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MMA.

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Relacionados