Reconhecimento amplia papel da estatal na soberania nacional e abre novas possibilidades de atuação no Brasil e no exterior
A Telebras foi oficialmente reconhecida como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, conforme os critérios estabelecidos pela Lei nº 12.598/2012, que rege o fomento à base industrial de defesa no Brasil. A conquista representa um marco institucional importante para a estatal, consolidando seu papel como fornecedora de soluções tecnológicas críticas à soberania nacional e às comunicações estratégicas do Estado brasileiro.
O processo de certificação foi conduzido com excelência por uma equipe multidisciplinar da companhia. À frente dos trabalhos esteve Palmerston Donizzeti Taveira, responsável por capitanear o projeto no âmbito da Diretoria Técnico-Operacional, coordenando todas as etapas técnicas, documentais e de articulação junto ao Ministério da Defesa. “Essa certificação é o reconhecimento de um trabalho técnico rigoroso e contínuo que vem sendo feito pela equipe da Telebras. Representa, sobretudo, um alinhamento da empresa com os interesses estratégicos do Estado Brasileiro”, afirmou Taveira.
A certificação permite à Telebras atuar com maior protagonismo em projetos sensíveis à segurança nacional, além de possibilitar cooperações internacionais estratégicas, sempre respeitando os marcos legais e as diretrizes de interesse público. Também permite à estatal atender com mais eficácia a demandas de órgãos de defesa, com produtos como os sistemas T3SAT, SCSE, SISBX e E-LynX-SAT. “Desde o início, junto com a equipe da DTO, atuamos de forma alinhada para demonstrar ao Ministério da Defesa algo que, pra nós da DG, sempre foi evidente: a atuação da Telebras na Indústria de Defesa e Segurança Nacional já está no nosso DNA. Temos vocação e capacidade para oferecer serviços e soluções que realmente atendem às demandas estratégicas em segurança do nosso País.”, destacou Walfrido Rodrigues de Melo, representante da Diretoria de Governança, que atuou nas frentes de integridade, riscos e compliance.
Para o presidente da Telebras, André Magalhães, o reconhecimento é reflexo de um novo momento institucional. “A certificação como Empresa Estratégica de Defesa reforça o compromisso da Telebras com a soberania digital, a inovação tecnológica e a prestação de serviços públicos de alta relevância. É mais um passo rumo a uma Telebras protagonista no fortalecimento da infraestrutura crítica do país”, afirmou.
Já o diretor de Governança, Wallyson Reis, destacou a importância da conquista para o futuro da estatal: “Esse reconhecimento projeta a Telebras como uma empresa ainda mais estratégica, com capacidade de atuar em frentes tecnológicas sensíveis com segurança, responsabilidade e conformidade”.
A conquista reafirma o compromisso da estatal com a excelência técnica, a transformação digital da administração pública federal e a defesa dos interesses estratégicos do Brasil. Com infraestrutura robusta e uma equipe altamente qualificada, a Telebras se consolida como agente central na construção de uma nação mais conectada, segura e soberana.
*Assessoria de Comunicação