Seja bem-vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você está em: Conteúdo Principal

Telebras conectará mais de 4 mil escolas públicas com internet via satélite no programa Escolas Conectadas

Parceria firmada com a Eace acelera expansão da inclusão digital no país por meio da infraestrutura estratégica da Telebras

 

A Telebras será a responsável pela conexão de mais de 4,1 mil escolas públicas brasileiras à internet banda larga via satélite. O contrato, assinado nesta quarta-feira (2) com a Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace), reforça o protagonismo da estatal na ampliação da inclusão digital na educação básica, especialmente em regiões remotas e de difícil acesso.

“Essa parceria representa o fortalecimento da inclusão digital nas escolas públicas do país. Temos pressa em reduzir desigualdades e garantir que nenhum estudante fique excluído do mundo digital. Levar internet para nossas crianças e jovens é prepará-los para o futuro”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

 

A iniciativa faz parte do programa Escolas Conectadas, coordenado pelo Ministério das Comunicações, e representa um avanço importante na meta do Governo Federal de garantir conectividade de qualidade para todas as mais de 138 mil escolas públicas do país até 2026.

Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede wi-fi. Já para as escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem somente acesso à energia elétrica de gerador fóssil, será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.

 

Com infraestrutura de comunicação satelital e logística nacional, a Telebras será responsável por disponibilizar os equipamentos, garantir a entrega em perfeitas condições de uso e operação, manter o serviço em pleno funcionamento e capacitar os técnicos de campo, atendentes do call center e demais profissionais envolvidos na execução do projeto.

“O contrato que celebramos hoje simboliza mais do que um fornecimento de serviços. Ele representa um pacto com a educação! Cada escola conectada é um portal que se abre para o conhecimento, para o engajamento dos alunos, para a valorização dos professores e para o fortalecimento das comunidades”, afirmou o presidente da Telebras, André Leandro Magalhães, durante a cerimônia no Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), em Brasília.

 

 

Para a Eace, o acordo fortalece a entrega de conectividade com qualidade e alcance. “Este é um marco significativo para o projeto. Estamos avançando com mais um passo concreto rumo à inclusão digital nas escolas públicas do país. Com esse contrato, mais de 4 mil instituições de ensino terão acesso à internet de qualidade, mesmo em regiões onde a fibra óptica ainda não chegou. Isso significa ampliar oportunidades, promover equidade e garantir um salto real na qualidade da educação de milhares de crianças e jovens”, afirmou o diretor-geral da Eace, Flávio Santos.

 

A ação é financiada com recursos do leilão do 5G, do FUST e da Lei 14.172/2021, e se soma a outras políticas públicas articuladas pela estatal, como o programa Wi-Fi Brasil. Com essa nova etapa, a Telebras reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social por meio da conectividade, contribuindo para uma educação mais justa e inclusiva em todo o país.

Compartilhar

Relacionados