E pretende se tornar a fornecedora em soluções de infraestrutura para o governo.
Está aberta no portal da Telebras a solicitação de propostas (Request for Proposal – RFPs) ao mercado para contratação direta de um ou mais fornecedores de soluções integradas de Infraestrutura como Serviço (IaaS), com experiência comprovada, para serem implementadas em seus data centers, oferecendo o serviço através de links dedicados e criptografados. As propostas devem abranger ainda as camadas de armazenamento (storage), servidores, virtualização, sistemas operacionais, midleware, runtime e serviços relacionados à gestão de bancos de dados, para compor a oferta atual da empresa em soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para entidades governamentais.
As propostas devem ser encaminhadas pelos fornecedores especializados no mercado brasileiro para o endereço eletrônico gestaodeparcerias@telebras.com.br em até 18 meses, contados a partir desta sexta-feira (23).
Diferenciação no mercado
A Telebras já possui uma infraestrutura robusta de data centers, incluindo um de nível Tier IV, em Brasília, que atende aos padrões mais elevados de segurança, redundância, confiabilidade e desempenho, e outros quatro de Tier III, situados no Rio de Janeiro, Campo Grande (MS), Salvador (BA) e Florianópolis (SC). Além de permitir a ampliação de seu portfólio de serviços, ao combinar as capacidades desses data centers com a experiência de parceiros de IaaS, a empresa cria uma proposta de valor única para o mercado governamental, que integra alta capacidade, segurança e flexibilidade, posicionando a Telebras como uma importante fornecedora em soluções de infraestrutura para o mercado de governo, que vem demonstrando crescente necessidade de soluções de infraestrutura escaláveis e flexíveis, principalmente nos projetos de Governo Digital.
Modelo de gestão
Os representantes das partes para fins de fiscalização e gestão do contrato deverão ser formalmente definidos no contrato assinado entre a Telebras e o fornecedor.
Caberá à Telebras o fornecimento de circuitos entre seus data centers e os clientes ou até o ponto de entroncamento com a solução ofertada; a disponibilidade de rack energizado em cada data center, com segurança, climatização e controle de acesso; e a comercialização de circuitos com serviço de valor adicionado de IaaS para seus clientes.
Além de disponibilizar a Solução de Infraestrutura como Serviço (IaaS), o fornecedor atuará em cooperação técnica com a Telebras; deverá complementar, caso necessário, a estrutura de conectividade; emitir cobranças on demand sem investimentos prévios previstos pela estatal; e trazer leads para a empresa.
Critérios para seleção
Os critérios de seleção escolhidos pela Telebras para habilitação técnica de um fornecedor de soluções de Infraestrutura como Serviço refletem rigorosamente a necessidade de alta competência técnica, confiabilidade, segurança e capacidade de implementação eficaz. Os critérios específicos incluem:
- Competência Tecnológica Específica em Infraestrutura como Serviço;
- Experiência com Projetos Governamentais;
- Capacidade de Implementação e Gerenciamento de Infraestrutura de IaaS;
- Expertise em Segurança da Informação;
- Soluções de Recuperação de Desastres e Continuidade de Negócios;
- Conhecimento de Conformidade e Regulamentações;
- Suporte Técnico Especializado; e
- Inovação e Adaptabilidade.
A preferência será dada aos fornecedores que oferecerem as melhores condições nos seguintes temas:
- Capacidades Técnicas;
- Multiplicidade de Arquiteturas;
- Geração de Leads;
- Preço e custo-benefício; e
- Experiência e reputação.
Acesse aqui o Aviso da Contratação e a Solicitação de Proposta. A íntegra da RFP também está disponível no portal da Telebras, na página de contratação direta.