Fred Siqueira Filho também pôde visitar as instalações da Visiona e da Embraer
Em visita na manhã desta terça-feira (12) ao CPQD, em Campinas (SP), o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, pôde conhecer o Núcleo de Evolução Tecnológica, o Complexo Laboratorial de Conectividade e demais espaços da organização onde são desenvolvidas tecnologias de ponta, contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade e geram prosperidade para todo o ecossistema tecnológico.
Com a presença do presidente Sebastião Sahão Junior, da alta liderança e de especialistas do CPQD, foram apresentadas as competências que proporcionam maior inclusão digital, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil; o potencial de aplicações de Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e desenvolvimento de novas tecnologias, com segurança e conformidade para todos.
Núcleo de Evolução Tecnológica
O novo Núcleo de Evolução Tecnológica foi inaugurado em outubro do ano passado, com uma estrutura moderna, segura e equipada com recursos de ponta para o desenvolvimento de projetos inovadores nas áreas de conectividade e energias renováveis – e, também, para a realização de alguns serviços como ensaios e certificação de produtos relacionados a elas.
O objetivo é atender à demanda crescente por projetos envolvendo comunicações ópticas e sem fio – o que inclui Internet das Coisas, sensoriamento, Open RAN e tecnologias para as futuras redes de telecomunicações e redes industriais – e soluções de energia, especialmente energias renováveis
Na área de conectividade, um dos destaques do Núcleo de Evolução Tecnológica é a implantação de uma rede privativa 5G Open RAN que cobre todo o Pólis de Tecnologia – onde o CPQD está instalado. Na área de soluções de energia, a principal novidade é o Laboratório de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias de Energias Renováveis, que está iniciando os primeiros projetos envolvendo hidrogênio verde.
Complexo Laboratorial de Conectividade
O Complexo Laboratorial de Conectividade está em funcionamento desde julho de 2021 e conta com diversos laboratórios integrados. O ambiente tem capacidade para a realização de ensaios de desempenho de equipamentos, estações, terminais, redes e sistemas de comunicação. E garante controle de qualidade e vulnerabilidade em conformidade às normas de segurança nacionais e internacionais. No Complexo, os ensaios são automatizados para a realização de testes em dispositivos 5G e em redes abertas e desagregadas, incluindo o Open-RAN, além de análises de segurança cibernética.
Visiona e Embraer
Na última segunda-feira (11), Fred Siqueira Filho teve a oportunidade de conhecer as instalações da Visiona Tecnologia Espacial, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), onde foi recebido pelo presidente João Paulo Rodrigues Campos e pela alta direção da empresa. Também visitou as estruturas funcionais da Embraer, na mesma cidade.
A Visiona é uma joint-venture entre a Telebras e a Embraer Defesa & Segurança, voltada para a integração de sistemas espaciais. Foi criada em 2012 para atender os objetivos do Programa Espacial Brasileiro.