Seja bem-vindo ao site da Telebras

Pular para o conteúdo principal
Você está em: Conteúdo Principal

Juscelino Filho e Fred Siqueira visitam a Visiona, joint-venture da Telebras e Embraer para serviços baseados em satélites

Empresa é responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, o SGDC

 

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Telebras, Fred Siqueira Filho, visitaram nesta quarta-feira (3) as instalações da Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Telebras e a Embraer Defesa & Segurança, localizada em São José dos Campos (SP). Também participou da visita o secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius.

 

Na Visiona, a visita foi conduzida pelo CEO e diretor presidente, João Paulo Rodrigues Campos e pelos diretores Himilcon de Castro Carvalho (Tecnologia Espacial), Mario Marcos Quintino da Silva (Programas) e Thiago Gonçalves Rodrigues (Operações).

 

“A empresa desenvolve importantes soluções para o serviço público, desde fiscalização de aterros sanitários, monitoramento de alterações do solo e crescimento desordenado de bairros, até identificação de novas construções e detecção de infrações ambientais. O trabalho desenvolvido aqui nos mostra as inovações que ajudam nas grandes missões do governo”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.

 

A Visiona foi a responsável pelo Programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado em 2017. Em 2023, a empresa lançou o VCUB1, o primeiro nanossatélite de observação da terra e coleta de dados projetado por uma empresa no Brasil.

 

A empresa é voltada para a integração de sistemas espaciais e à prestação de serviços baseados em satélites. A companhia atende aos objetivos do Programa Espacial Brasileiro e a demandas de mercado. São mais de 100 projetos em outros setores como: agricultura, óleo e gás, serviços financeiros, utilidades, meio ambiente e defesa.

 

Atualmente a Visiona lidera o projeto do satélite SatVHR de observação da terra de altíssima resolução, apoiado pela FINEP e com ampla participação de empresas e ICTs brasileiras. A joint-venture, que atua na fabricação de nano satélites e sistemas de controle satelital, também fornece produtos e serviços de Sensoriamento Remoto e Telecomunicações por satélite, bem como Aerolevantamento SAR nas bandas X e P, sempre buscando a vanguarda tecnológica.

 

 

Ericsson

O ministro Juscelino Filho e o presidente da Telebras também visitaram a fábrica da Ericsson, em São José dos Campos (SP), onde o ministro tratou da expansão do 5G no Brasil. Acompanhado de técnicos da pasta, Juscelino conheceu a linha de produção dos equipamentos desenvolvidos pela empresa, em especial, os dedicados à tecnologia.

 

 

*Com Assessoria de Comunicação do MCom

Compartilhar

Relacionados